Ideal Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ideal
Nome Ideal Futebol Clube
Alcunhas Mais Querido do Vale
Mascote Índio
Fundação 31 de maio de 1968 (46 anos)
Estádio Ferreirão
Capacidade 5.000
Presidente Kelisson Silva Ramos
Treinador Sem Treinador
Competição Minas GeraisFederação Mineira de Futebol
Divisão 2011 Fora de Campeonato
Website http://www.idealfc.com.br
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

Ideal Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Ipatinga, no estado de Minas Gerais, fundada a 31 de maio de 1968.

História[editar | editar código-fonte]

Amadorismo[editar | editar código-fonte]

Manda seus jogos no Estádio João Teotônio Ferreira, o “Ferreirão”, localizado entre os bairros Bom Jardim, Ideal e Esperança. Foi construído a partir de 1984, e inaugurado a 2 de novembro de 1986.

O nome do estádio homenageia o torcedor do Ideal que, assistindo uma partida contra o Ipaminas, no centro da cidade, sofreu uma parada cardíaca, vindo a falecer em setembro de 1970.

O Ideal Futebol Clube foi fundado no dia 31 de maio de 1968, ocupando o lugar da antiga agremiação Associação Esportiva Bom Jardim, que organizava torneios e disputava jogos amistosos desde o início dos anos 60.

Na fase amadora, o Ideal sempre manteve-se entre os primeiros nas disputas municipais em diversas categorias. Foi campeão amador adulto em 1986 e 1999, conquistou o municipal de juniores de 1978 e 1979, ganhou os campeonatos infantis e juvenis de 1995 e 1996, foi campeão infantil de 2001 e campeão de veteranos e da Copa Vanguarda em 1987. O time sempre polarizou contra os grandes clubes de Ipatinga da época, todos eles representantes dos departamentos da Usiminas que apresentavam estrutura invejável para os padrões amadores.

Profissionalismo[editar | editar código-fonte]

Até 1988, o Ideal viveu no amadorismo. No mesmo ano, passou pela profissionalização. Disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 1989, 1990, 1993, 1994, e também disputou o Campeonato Mineiro de Futebol do Módulo II em 1995, 1996.

Então em 1997 o Ideal Futebol Clube acabou voltando ao amadorismo aonde ficou até 2006 quando um grupos de empresarios liderados por Kelisson Silva Ramos acabou assumindo a equipe e fazendo em seguida a equipe voltar a dispultar os torneios estaduais da Federação Mineira de Futebol e em 2007 a equipe voltou a dispultar o Campeonato Mineiro de Futebol da Segunda Divisão e a equipe acabou conseguindo o acesso para o Modulo II que acabou dispultando em 2008 e 2009, quando acabou sendo rebaixada devolta para a Segunda Divisão.

Em 2010 a equipe dispultou a Segunda divisão de Minas Gerais mais acabou sendo eliminada na primeira fase no seu grupo ficando apenas 1 ponto da equipe do Sport Club Juiz de Fora que foi a última classificada do Grupo A.

No Ano de 2011 o Ideal Futebol Clube não dispultou nenhuma competição oficial, Entretando o clube acabou conquistando apos 10 anos o titulo do Campeonato Juvenil Ipatinguense.

No Ano de 2012 o Ideal Futebol Clube mesmo não dispultando nenhuma competição oficial, o Prefeito Robson Gomes (PPS) cede mediante Termo de Permissão o Estádio João Lamego Neto, Lamegão, para uso exclusivo do Ideal Futebol Clube, que no ano de 2013 se prepara para o retorno as competições oficiais.

Titulos[editar | editar código-fonte]

Municipal de Juniores: 1978, 1979

Copa Vanguarda: 1987

Copa dos Veteranos: 1987

Campeonato Amador de Ipatinga: 1986, 1999

Campeonato de Juniores: 1995, 1996, 2001, 2011

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Mascote[editar | editar código-fonte]

O mascote do Ideal é um pequeno índio. A origem do mascote vem de uma partida amistosa realizada em 1983, contra o Vila Ipanema.

Por apresentar uma torcida de origem humilde, os torcedores do Ideal foram pejorativamente chamados de "índios" pela torcida adversária. Na ocasião do amistoso, a torcida do Ideal, que era a visitante, foi recepcionada com gritos citando o apelido. Após empatar o jogo, os torcedores do Ideal devolveram o deboche, comemorando com grande algazarra e acompanhados pela sua charanga gritavam: "índio! índio! índio!".

Desde então, os torcedores se organizavam em grupos e colocavam nas bandeiras o símbolo que muito os identificava. O símbolo do Ideal era uma homenagem ao bravo Índio Botocudo ou Nak-nanuk do vale do Rio Doce representado pelos caciques que fizeram história na região e receberam os apelidos de Oratinon, Timóteo, Pote, Krakatan, Tanhomi, entre outros.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O Ideal foi a primeira equipe profissional de Ipatinga a utilizar a Ipatingão como seu estadio em 1989

A maior goleada do Clube foi o 7 x 0 sobre a equipe do Venda Nova Futebol Clube no Campeonato Mineiro de Futebol da Segunda Divisão em 2007 no estadio Ipatingão

Torcidas Organizadas[editar | editar código-fonte]

Guerreiros

Esquadrão Verde

Ligações externas[editar | editar código-fonte]