Idiopático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Idiopático é um adjetivo usado primeiramente na medicina significando surgido espontaneamente ou de causa obscura ou desconhecida. Derivado do grego ἴδιος, idios (de si próprio) + πάθος, pathos (sofrimento).

É tecnicamente um termo da nosologia, ramo da medicina que estuda a classificação das doenças. Para a maioria das condições médicas, uma ou mais causas são conhecidas, mas em certa percentagem de pessoas afetadas pela doença, a causa pode não estar aparente ou ser caracterizada. Nesses casos, a origem da doença é dita "idiopática". Como exemplo de doença, a polineuropatia axonal idiopática crônica.

Em seu livro "The Human Body" (O corpo humano), Isaac Asimov escreveu um comentário feito sobre o termo "Idiopático" na 20ª edição do Stedman's Medical Dictionary: "um termo pretensioso para ocultar ignorância".

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.