Califado Idríssida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Idríssidas)
Ir para: navegação, pesquisa
Califado Abássida Califado de Córdova
Genealogia Idríssida.

Os Idríssidas foram uma dinastia árabe xiita que reinou na parte ocidental do Magrebe entre 789 e 985.

O fundador da dinastia, Idris I, era descendente de Ali ibn Abi Talib e um dos poucos sobreviventes da batalha de Fakhkh (786), durante a qual muitos Álidas (descendentes do referido Ali) foram massacrados pelo califa abássida Al-Hadi. Tendo conseguido escapar da Arábia para ocidente, instala-se em 788 em Tânger e no ano seguinte em Volubilis (uma antiga cidade romana que os árabes chamavam de Walila), a convite de um chefe da confederação tribal dos Awraba, Ishaq ibn 'Abd al-Hamid, que o reconheceu como imam. Idris foi assassinado por agentes abássidas no ano de 791.

Idris II (soberano entre 803 e 828) fundou uma capital para o reino, Fez, que desempenharia durante os seguintes séculos um importante papel como centro político, cultural e religioso do Magrebe. Nela se instalam refugiados oriundos do Al-Andalus e de Cairuão. Idris II expandiu o seu território, tendo conquistado um território que correspondia aproximadamente ao Marrocos actual.

Mapa do território Idríssida.
  Califado Idríssida (789-985)
  Tamesna (Barghawata ou Berghouata; 744-1058)
  Emirado de Nekor dos Banu Salih (710-1019)
  Emirado de Sijilmassa dos midraridas ou uassulitas ou Banu Midrar (758-1055)

O terceiro idríssida, Maomé I, dividiu o território que herdara do pai entre os seus irmãos.

As revoltas dos berberes, bem como as invasões pelo Califado Omíada da Península Ibérica e do Califado Fatímida provocariam a queda da dinastia. O último idríssida foi feito prisioneiro pelos Omíadas, tendo falecido em 985.

O grande legado dos Idríssidas na região relaciona-se com a introdução de uma cultura urbana e com a difusão da língua árabe.

Lista de soberanos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Marrocos é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.