If Tomorrow Comes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
If Tomorrow Comes
Se o Amanhã Chegar
Se o Amanhã Chegar (PT)
Se Houver Amanhã (BR)
Autor (es) Sidney Sheldon
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Assunto Vinganças
Género romance
Lançamento 1985
Edição portuguesa
Tradução Eduardo Saló
Editora Círculo de Leitores
Lançamento 1986
Edição brasileira
Editora Editora Record
Lançamento 1986
ISBN ISBN 8501030422
Cronologia
Último
Último
O Reverso da Medalha
Um Capricho dos Deuses
Próximo
Próximo

If Tomorrow Comes (Se Houver Amanhã, no Brasil; Se o Amanhã Chegar, em Portugal) é um romance do escritor estado-unidense Sidney Sheldon, que foi publicado em 1985. O livro é dividido em três partes.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Relata a história de uma mulher chamada Tracy Whitney, que se considerava a mulher com mais sorte no mundo. Ela ganhava bem em seu emprego em um banco e ia se casar com um homem da alta sociedade, Charles Stanhope III, que era carinhoso e bonito, além de rico, tudo o que uma mulher poderia desejar. Pela influência de seu noivo, Tracy é promovida. Além de tudo, estava grávida. Esse sentimento de felicidade dura somente até uma tragédia acontecer com sua mãe, Doris Whitney, que comete suicídio depois de ser enganada por um golpista chamado Joe Romano e perder seu dinheiro. Ele faz parte de uma máfia que controla a cidade, cujo líder é Anthony Orsatti. Tracy decide arrancar uma confissão do homem, para vingar sua mãe, porém cai numa cilada e é acusada de roubo de um quadro de Romano, quando na verdade ele o vendeu, e quer embolsar o dinheiro do seguro. Seu advogado, Perry Pope, diz que ela deve confessar o crime para ser absolvida por um juiz Henry Lawrence, que é seu amigo, porém Tracy descobre que Perry Pope e o juiz são aliados de Joe Romano, dispostos a mandá-la para cadeia. Assim, Tracy é condenada a quinze anos de prisão. Seu noivo, temendo pela reputação de sua família, abandona Tracy e seu filho. Ela vai para a Penitenciária Meridional de Lousiana para Mulheres. O lugar é violento e perigoso, e Tracy é violentada no primeiro dia, perdendo seu filho. Depois, sofre ameaças de morte. Por salvar a vida da filha do diretor do presídio, Amy, ela consegue a liberdade antes do prazo, e começa a bolar a vingança contra todos os que a haviam prejudicado, dentre eles: Perry Pope, Charles Stanhope, Henry Lawrence e, é claro, os chefões da máfia que enganaram sua mãe: Romano e Orsatti. Perry Pope é assassinado pela máfia que protegia, por ter supostamente trapaceado em um jogo; Lawrence é preso pela CIA acusado de espionagem; Joe Romano é também assassinado acusado de traição; o grupo criminoso sofre uma crise causada por Tracy e é destituído. Tudo isso foi armado por Tracy. Ao encontrar Charles em um restaurante, ela percebe que ele passou a ter uma vida tediosa e triste sem Tracy. Era tão chata e monótona essa vida, que ela desiste da vingança.

Disposta a recomeçar a vida, Tracy encontra dificuldades de arranjar emprego, por ser ex-presidiária. Percebe que gosta de enganar pessoas que enriqueciam à custa de outros e assim torna-se uma ladra, que se passava por várias mulheres diferentes. Um detetive é incumbido de desvendar o caso, Daniel Cooper. Ele já sabia desde o começo quem era a mulher, por pura intuição, mas precisava de provas, pois Tracy e seus crimes eram um desafio para a polícia de vários países. De tanto perseguí-la, Cooper se apaixona por Tracy. Ela vira sua obsessão, e ele não descansa enquanto não prendê-la. Enquanto isso, Tracy se apaixona por Jeff Stevens, também golpista, e eles decidem deixar a vida de golpistas, mas antes disso participam de um roubo milionário a um diamante com nome de Lucullan. A polícia não consegue provar que os dois são os culpados do roubo. Daniel Cooper então pede demissão. Jeff e Tracy fogem para o Brasil.

Partes[editar | editar código-fonte]

  1. Tracy tem sua vida "perfeita" destruida por um golpe do destino.
  2. Tracy busca sua vingança.
  3. Após ter sido recusada em vários empregos, torna-se uma ladra e toma gosto pela coisa.
  • Tracy se apaixona e deixa a vida de vigarista.


Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.