Ignatz Urban

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ignatz Urban
Botânica
Ignatz Urban, 1881
Dados gerais
Nascimento 7 de Janeiro de 1848
Local Warburg, Reino da Prússia
Morte 7 de janeiro de 1931 (83 anos)
Local Berlim
Atividade
Campo(s) Botânica
Instituições Universidade de Bonn
Universidade Humboldt de Berlim

Ignatz Urban (7 de janeiro de 1848, Warburg - 7 de janeiro de 1931, Berlin), botânico alemão, especialista na Flora da América Tropical.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Urban estudou Filologia e Ciências Naturais na Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität de Bonn e na Humboldt-Universität de Berlin, onde em 1873 como aluno do Prof. Paul F. A. Ascherson conseguiu o doutorado. De 1873 a 1878 trabalhou como professor de Pedagogia em Berlin-Lichterfelde. Durante este período publicou artigos sobre a flora local, especialmente sobre o Medicago um gênero de plantas da família Fabaceae.

Em 1878, aos 30 anos, o Prof. Dr. Urban era o primeiro assistente do Jardim botânico de Schöneberg, em 1883 foi promovido a curador e após a morte do Diretor August W. Eichler, de 1887 a 1889 foi diretor interino até a nomeação de seu sucessor Adolf Engler. De 1889 a 1913 foi subdiretor e professor no Botanischen Garten und Botanischen Museum Berlin em Dahlem. Esteve envolvido na mudança do antigo jardim botânico, que era situado em Kleistpark, Schöneberg, até o estabelecimento definitivo em Dahlem (fato que ocurreu entre 1899 e 1910). Em 1903 obteve o título honorífico de assessor secreto.

Urban se especializou em Morfologia, Biologia e Sistemática de fanerógamas, a descrição de novos gêneros e espécies de plantas com flores, especialmente dos trópicos Sul-Americanos e do Caribe. Muitas plantas desta região foram nomeadas e descritas pela primeira vez por Urban.

Uma das mais notórias plantas que Urban descreveu, foi a Passiflora tulae. Outra Passiflora, foi nomeada pelo botânico estadunidense Ellsworth Paine Killip (1890-1968) em homenagem a Urban como Passiflora urbaniana.

Obra[editar | editar código-fonte]

  • "Monographia Loasacearum". Halle, Urban y Gilg , 1900
  • "Festschrift zur Feier des siebzigsten Geburtstages des . . . " Dr. Urban e Graebner, 1904
  • "Symbolae Antillanae: seu fundamenta florae Indiae occidentalis" Urban, Berlin de 1898 a 1928

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Em sua homenagem designaram-se os gêneros:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ignatz Urban