Ignaz Edler von Born

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ignaz von Born)
Ignaz Edler von Born
Ignaz Edler von Born
Nascimento 26 de dezembro de 1742
Alba Iulia
Morte 24 de julho de 1791 (48 anos)
Viena
Cidadania Grão-Principado da Transilvânia
Ocupação engenheiro, metalúrgico, mineralogista, malacólogo, escritor, naturalista
Prêmios
Religião Igreja Católica

Ignaz Edler von Born (Karlsburg, Transilvânia, 26 de dezembro de 1742Viena, 24 de julho de 1791) foi um mineralogista austríaco e metalurgista, nascido de uma família nobre em Karlsburg, na Transilvânia.

Educado num colégio jesuíta em Viena, ele foi dezasseis meses um membro da ordem, mas deixou e estudou direito em Praga. Em seguida, ele viajou extensivamente pela Alemanha, Países Baixos e França, estudando mineralogia, e em seu retorno a Praga em 1770 entrou para o departamento de minas e da hortelã.

Em 1776 foi nomeado por Maria Theresa para organizar os imperiais museu em Viena, onde ele foi indicado para o conselho de minas e da hortelã, e continuou a residir até à sua morte.

Introduziu um método de extração de metais por fusão (Uber das Anquicken der Erze, 1786), bem como outras melhorias na mineração e outros processos técnicos. Suas publicações incluem também Lithophylacium Bornianum (1772-1775) e Bergbaukunde (1789), além de vários catálogos.

Von Born tentou sátira sem grande sucesso. Die Staatsperücke, uma história publicada sem o seu conhecimento, em 1772, e um ataque contra o Padre Hell, o jesuíta, e o rei do astrônomo em Viena, são duas de suas obras satíricas. Parte de uma sátira, intitulado Monachologia, na qual os monges estão descritos na linguagem técnica de história natural, também é atribuído a ele.

Von Born foi bem inteirado em Latim e nas principais línguas modernas da Europa, e com muitos ramos da ciência não imediatamente ligados a metalurgia e mineralogia. Ele tomou parte ativa na política - as mudanças na Hungria. Após a morte do imperador Joseph II, a dieta dos estados da Hungria rescisão muitas inovações desse governante, e conferidos os direitos de denizen sobre várias pessoas que haviam sido favoráveis à causa dos húngaros, e, entre outros, em von Born.

No momento da sua morte em 1791, ele foi empregado por ter escrito uma obra intitulada Fasti Leopoldini, provavelmente relacionados com o comportamento prudente dos Leopoldo II, o sucessor de Joseph, para os húngaros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]