Igreja Católica Anglo-luterana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luteranismo
Lutherrose.svg
Selo de Lutero
 Luteranismo portal


A Igreja Católica Anglo-luterana, (ALCC -- (em inglês) Anglo-Lutheran Catholic Church), anteriormente parte da Comunhão Luterana, é uma Igreja Católica Independente cuja origem e herança teológico-litúrgica remontam à Reforma Luterana e que busca a reunião com a Igreja Católica, através da Comunhão com a Sé de Pedro. A Igreja foi fundada em 1997 por antigos membros da Confissão Luterana de Missouri. A organização da Igreja está baseada em Kansas City, Missouri.

Doutrina[1] [editar | editar código-fonte]

A Igreja Católica Anglo-luterana acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada e infalível. Como católica de matiz evangélica, a ALCC acredita, ensina e confessa que Deus revelou-Se progressivamente através do tempo nos Livros do Antigo Testamento (inclusive os deuterocanônicos) e do Novo Testamento, os quais, sendo divinamente inspirados, são a Palavra de Deus escrita[1] . A Igreja aceita os seguintes documentos como declaração oficial sobre a natureza e autoridade da Escritura e Revelação[1] :

E, por estarem em consonância com o Evangelho, a Igreja Católica Anglo-luterana aceita:

Desde que em acordo com a autêntica Tradição e Fé Católicas -- isto é, com substancial modificação da Teologia Sacramental, da natureza das Ordens Sacras e da Disciplina Governamental da Igreja [1] --, a ALCC aceita os seguintes documentos do Livro de Concórdia (1580 d.C.):

Rejeita terminantemente a Fórmula de Concórdia. E, porque são autêntican e verdadeiramente testemunho do Evangelho e da Fé e Tradição Católica, a ALCC aceita os decretos doutrinais de todos os Concílios Ecumênicos reconhecidos pela Igreja Católica Apostólica Romana, a Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação[4] e, visto que o fim ecumênico da Igreja Católica Anglo-luterana é a reunião corporativa e visível com o bispo e a Sé de Roma, todos os documentos e ensinamentos magisteriais de Roma incluindo os anteriores à reunião canônica.[1]

Culto[editar | editar código-fonte]

O culto da ALCC é sacramental. Difere da quase totalidade das igrejas luteranas pela aceitação e celebração dos sete sacramentos, a saber, Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Extrema Unção, Matrimônio e Ordenação. Em Kansas, há uma paróquia de Adoração Eucarística Perpétua, onde o Santíssimo fica exposto para adoração pública.

O rito ordinário da Igreja Católica Anglo-luterana é o Uso Anglicano conforme aprovado por Roma através do Book of Divine Worship. Qualquer outro rito atualmente aprovado e autorizado pela Igreja Católica é permitido ao clero católico anglo-luterano. Nenhum rito anglicano, luterano ou protestante não aceito pela Igreja Catolica é aceito pela ALCC.

Paróquias[editar | editar código-fonte]

País Estado Cidade Paróquia Pároco
EUA Flórida Seffner Oratório de St. Wilfred Bispo Edward J. Steele
EUA Flórida Palm Harbor Capela de St. Philip Monsenhor Terence Belcher
EUA Geórgia Jonesboro Igreja Luterana Nossa Senhora de La Vang Bispo Tan Binh Phan Nguyen
EUA Geórgia Mableton Oratório de St. Paul Bispo Charles E. Klughart
EUA Geórgia Mableton Sociedade Sacerdotal do Bom Pastor (ALCC) Abade
EUA Indiana Indianápolis Capela de St. Andrew Pe. Rodger N. Middleton
EUA Iowa Pleasant Hills Igreja Luterana St. Paul Pe. Duku Ladu Gwongo
EUA Maryland Stevensville Pró-Catedral de Washington[5] Arcebispo Jens Bargmann de Washington
EUA Michigan Garden City Capela St. Anthony Bispo David S. Moody
EUA Minnesota Burnsville Igreja Holy Trinity[6] Monsenhor Thomas Stover O.S.A. e Pe. Paul Gustafson O.S.A.
EUA Minnesota Kasson Igreja St. Joseph Pe. Bernie L. Lattner III
EUA Missouri Kansas City Catedral St. Benedict of Africa Arcebispo Chaplen Luyimba Kweri, O.S.A de St. Benedict e toda África
EUA Missouri Kansas City Igreja St. Michael[7] Arcebispo Metropolitano Irl A. Gladfelter
EUA Nova York Monticello Igreja Luterana Jesus Nosso Salvador Monsenhor Bernard A. Lopez
EUA Nova York Vernon Igreja Luterana St. Sophia Bispo Richard J. Stoecker, auxiliar de Middle Atlantic States and New England
EUA Carolina do Norte Newton Igreja St. Adrew Apostle Monsenhor Rick A. Reid
EUA Pensilvania Downingtown Capela Saint Ambrose at Ashbridge Bispo Raymond W. Copp
EUA Virgínia Marion Igreja Luterana St. Stephen Pe. Donald Seekens
Alemanha Berlim Oratório de São Bonifácio Pe. Wanter Pehl

Notas e Referências[editar | editar código-fonte]