Catolicismo na Venezuela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
IgrejaCatólica Emblem of the Papacy SE.svg
 Venezuela
Ano 2005
Santo padroeiro Nossa Senhora de Coromoto1
Católicos 25.000.000
População 28.000.000
Presbíteros 1.500
Núncio Apostólico Aldo Giordano
Códice VZ
Mapa das diocese da CEV

A Igreja Católica na Venezuela faz parte da Igreja Católica Romana mundial, sendo liderada espiritualmente pelo Papa e regida pela Cúria em Roma e pela Conferência Episcopal Venezuelana.

A Venezuela tem cerca de 25 milhões de católicos representando 96% da população. Há 34 dioceses incluindo 9 arquidioceses, 3 vicariatos apostólicos, mais jurisdições separadas para os ritos greco-católico melquita e católico siro-malabar, e também um ordinariato militar.

Organização da Conferência Episcopal Venezuelana[editar | editar código-fonte]

A Conferência Episcopal Venezuelana é constituída por:

  • Todos os arcebispos e bispos residentes, os administradores e vigários apostólicos, os Administradores Diocesanos, e os demais que por direito se equiparam aos bispos diocesanos.
  • Os arcebispos e bispos coadjutores e auxiliares.
  • Os bispos titulares que exerçam um ofício pastoral ao serviço de toda a Igreja na Venezuela, por encargo da Santa Sé ou da Conferência Episcopal Venezuelana. (art. n.° 2)

Que em conjunto formam:

  • Assembleia Plenária: é o órgão supremo da Conferência Episcopal Venezuelana, constituído por todos os membros da mesma.
  • Comissões Episcopais: Organismos de estudo, supervisão e assessoria, das quais dispõe a Conferência Episcopal Venezuelana para atender os vários campos pastorais.
  • Comissão Permanente: Tem como finalidade examinar e supervisionar a execução e cumprimento do plano pastoral.
  • Secretariado Permanente (SPEV): é um organismo de serviço da conferência de bispos responsável por informar, executar e coordenar as decisões e atividades programadas.2

Referências

  1. LORENZATO, J.R. Nomes, Nomes dos Santos e Santos Padroeiros. São Paulo. Palavra & Prece editora, 23 de dezembro de 2010. p.204
  2. CEV organização

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catolicismo na Venezuela