Catolicismo na Venezuela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
IgrejaCatólica Emblem of the Papacy SE.svg
 Venezuela
Ano 2005
Santo padroeiro Nossa Senhora de Coromoto[1]
Católicos 25.000.000
População 28.000.000
Presbíteros 1.500
Núncio Apostólico Aldo Giordano
Códice VZ
Mapa das diocese da CEV

A Igreja Católica na Venezuela faz parte da Igreja Católica Romana mundial, sendo liderada espiritualmente pelo Papa e regida pela Cúria em Roma e pela Conferência Episcopal Venezuelana.

A Venezuela tem cerca de 25 milhões de católicos representando 96% da população. Há 34 dioceses incluindo 9 arquidioceses, 3 vicariatos apostólicos, mais jurisdições separadas para os ritos greco-católico melquita e católico siro-malabar, e também um ordinariato militar.

Organização da Conferência Episcopal Venezuelana[editar | editar código-fonte]

A Conferência Episcopal Venezuelana é constituída por:

  • Todos os arcebispos e bispos residentes, os administradores e vigários apostólicos, os Administradores Diocesanos, e os demais que por direito se equiparam aos bispos diocesanos.
  • Os arcebispos e bispos coadjutores e auxiliares.
  • Os bispos titulares que exerçam um ofício pastoral ao serviço de toda a Igreja na Venezuela, por encargo da Santa Sé ou da Conferência Episcopal Venezuelana. (art. n.° 2)

Que em conjunto formam:

  • Assembleia Plenária: é o órgão supremo da Conferência Episcopal Venezuelana, constituído por todos os membros da mesma.
  • Comissões Episcopais: Organismos de estudo, supervisão e assessoria, das quais dispõe a Conferência Episcopal Venezuelana para atender os vários campos pastorais.
  • Comissão Permanente: Tem como finalidade examinar e supervisionar a execução e cumprimento do plano pastoral.
  • Secretariado Permanente (SPEV): é um organismo de serviço da conferência de bispos responsável por informar, executar e coordenar as decisões e atividades programadas.[2]

Referências

  1. LORENZATO, J.R. Nomes, Nomes dos Santos e Santos Padroeiros. São Paulo. Palavra & Prece editora, 23 de dezembro de 2010. p.204
  2. CEV organização

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catolicismo na Venezuela