Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Ouro Preto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é uma igreja situada na cidade de Ouro Preto, localizada entre duas praças: a Praça Barão de Queluz e a Praça Tiradentes. Foi construída entre 1727 e 1746. O projeto e a execução ficaram a cargo de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Ambos estão enterrados na igreja, além deles, lá foram enterrados outros corpos de figuras famosas, o do Barão de Pouso Alegre e o da baronesa, bem como as cinzas do seu filho, o Conselheiro do Império, Lafayette Rodrigues Pereira, patrono da cidade. O atual templo foi construído a partir de 1732. Testemunha do passar dos tempos, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição é o mais valioso patrimônio artístico do Conselheiro Lafayette. Dentro da Matriz surgiram várias irmandades, entretanto, a maior parte da documentação se perdeu. As datas mais recuadas encontradas atestando que elas, inclusive, já existiam legalmente são: da Conceição (1717), do Santíssimo Sacramento (1717), de Nossa Senhora da Boa Morte (1721), de São Miguel e Almas (1725), Nossa Senhora do Terço (1736), São Sebastião (1738), São Gonçalo Garcia (1738), cuja imagem fica no altar da Boa Morte.

A Arte Sacra[editar | editar código-fonte]

A matriz em si permite um interessante estudo da história da arte brasileira, pois apresenta, no painel do altar-mor e nos retábulos e altares, características das três classes barrocas do Brasil - Colônia. Os retábulos, no passado, eram em grande parte recoberto por ouro, hoje sob pinturas recentes. O trono atualmente possui quatro lances, porque provavelmente foram tirados um ou dois para dar visão a decoração feita no fundo do altar em 1960, em estilo rococó. No altar-mor, o retábulo, é decorado com hastes e folhas de paineira, vergônteas e lírios. Nesses retábulos reinam as curvas, erguem-se colunas espiraladas, recobertas de folhas e flores ; pássaros, como a fênix, símbolo da Ressurreição, dragões e outros. Há espalhados delicados rostos angelicais e quatro anjos de corpo inteiro de grande beleza. Os altares da nave já são do barroco mais despojado, com manifestações do rococó. Neles há velários representando Jesus no Horto e Maria junto à Cruz, pintados pelo mesmo autor dos quadros das paredes próximas ao altar-mor, Guilherme Shumaker.

Nos altares ao lado do arco do triunfo, dosséis caracterizam bem o estilo joanino, apresentando uma curiosidade: os dosséis saem da boca de uma carranca. Talvez o artista desconhecido tenha esculpido na madeira o que poderia ser o povo (a carranca) rejeitando a realeza (o dossel) ou “a realeza está tirando sua riqueza (a comida) da nossa boca”, Os quatro painéis ovais existentes representam os apóstolos São Pedro e São Paulo, os doutores Santo Ambrósio e São Gregório Magno. A autoria é desconhecida.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias foi instituída em 1705. Do templo primitivo nada restou, posto que, a partir de 1727, houve nova edificação com o notável Mestre de obras reais Manuel Francisco Lisboa. Contudo, houve reaproveitamento da talha dos altares da nave, em estilo joanino, conjunto este sensivelmente anterior a 1730. As obras, apresentavam dois sólidos retângulos, planta típica da primeira metade do setecentos, envolvendo capela-mor, corredores laterais, sacristia e consistório.


Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.