Igreja de São Salvador (Horta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja do Santíssimo Salvador
Matriz da Horta
Igreja de São Salvador (Horta)
Fachada da Igreja, anexa ao antigo Colégio dos Jesuítas
Tipo
Estilo dominante Barroco
Início da construção 1680
Proprietário inicial Companhia de Jesus
Proprietário atual Diocese de Angra
Governo Regional dos Açores
Função atual Igreja Matriz da Horta
Património Nacional
Classificação Logotipo Imóvel de Interesse Público
Ano 1980
SIPA 8182
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Horta
Coordenadas 38° 32' 13.4" N 28° 37' 36.1" O

A Igreja Matriz do Santíssimo Salvador localiza-se na freguesia da Matriz, na cidade e concelho da Horta, na ilha do Faial, nos Açores.

É bilateralmente anexa ao, outrora, Colégio dos Jesuítas da Horta, formando a maior fachada arquitetónica do arquipélago.

Esta Igreja do Colégio vir-se-ia a transformar na Igreja Matriz da Horta em 30 de Outubro de 1825, por substituição da primitiva igreja (da qual é remanescente a Torre do Relógio) devido ao seu adiantado estado de degradação.

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público pela Resolução n.º 41/80, de 11 de Junho.

História[editar | editar código-fonte]

A sua construção deveu-se à intervenção do padre Luís Lopes, primeiro reitor do Colégio dos Jesuíta de Ponta Delgada que, em 1635, foi forçado por um temporal a aportar ao Faial, quando se dirigia à ilha de São Miguel. O facto vem narrado na obra do padre António Franco publicada em 1720, onde também se regista que o Colégio dos Jesuítas da Horta foi erguido a expensas de Francisco Dutra de Quadros e de sua esposa, Isabel da Silveira.[1]

Igreja do Santíssimo Salvador: altar mor.

De acordo com o historiador faialense António Lourenço da Silveira Macedo esta igreja, sob a invocação de São Salvador, começou a ser construída em 1680, dois anos depois de se conseguir a provisão-régia que permitiu a importação de todo o material necessário. As obras do convento começariam apenas em 1719.[1]

No contexto da expulsão dos jesuítas do reino de Portugal (1759), à data da saída destes religiosos do Faial (1 de agosto de 1760) a igreja ainda não estava concluída. Nela já se encontravam, entretanto, a talha dourada do altar-mor, a riquíssima capela da Senhora da Boa Morte, com as suas telas, os painéis de azulejos da capela-mor, a grande lâmpada de prata, e uma parte consistente das restantes capelas, apesar de serem notáveis a falta de diversos elementos.

Constituem também o espólio sumptuoso arcaz de pau-santo na sacristia, a custódia de bronze prateado e a estante de Cantochão giratória do coro de 1742, com finos embutidos de marfim representando passagens do Evangelho oriundas do antigo Convento de São Francisco, o frontal de prata em estilo renascentista do antigo altar do Santíssimo, e diversas outras preciosidades, estando algumas destas peças em exposição no Museu de Arte Sacra da Horta.




Referências

  1. a b COSTA, 1955-56:3.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • COSTA, Francisco Carreiro da. "3. Igreja de São Salvador (Matriz) - Horta - Faial". in História das Igrejas e Ermidas dos Açores. Ponta Delgada (Açores): jornal Açores, 17 abr 1955 - 17 out 1956.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de São Salvador (Horta)