Igreja Matriz do Bonfim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja Matriz do Bonfim
Igreja Bonfim by Henrique Matos 01.jpg
Igreja Matriz do Bonfim
Mapa de Portugal - Distritos plain.png
Construção José Luís Nogueira Júnior, José Geral da Silva Sardinha (século 19)
Estilo Neoclássico
Conservação Bom
Homologação
(IGESPAR)
N/D
Aberto ao público
Site IHRU, SIPA 21952

A Igreja Matriz do Bonfim situa-se na freguesia do Bonfim, cidade do Porto.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Igreja Matriz do Bonfim, remonta à existência de uma capela no local onde hoje se ergue a igreja, e que se conhece desde 1786. A actual igreja foi construída por causa da inaptidão da capelinha face ao que era exigido dela, numa freguesia anexada pela cidade e que cada vez mais sentia o acelarar da modernidade e da industrialização. A população aumentava e era preciso construir nova igreja. A actual igreja nasceu dessa necessidade e foi construída entre 1874 e 1894, tendo sido consagrada a Santa Clara e ao Senhor do Bonfim.

Fachada e interior[editar | editar código-fonte]

A igreja é relativamente simples, tendo no corpo central várias janelas e uma porta central. Sobre a porta está a legenta Dominu Iesu Dicata ("dedicada ao Senhor Jesus") e sobre as janelas que ladeiam a porta estão as legendas "Non est hic alind nisi domus dei et porta coeli" e ainda "Cantate domino canticum novum quia mirabilia fecit". Sobre o corpo central, um frontão triangular com o Cordeiro no tímpano remata a fachada e é encimado pela estátua da Fé. A fachada é ladeada pelas duas torres sineiras de quarenta e dois metros de altura.

O interior é simples, estando a nave coberta por uma abóbada ornamentada com estuques. O altar-mor de gosto neoclássico e tem um painel que representa o Calvário, pintado por Júlio Costa. O Órgão foi construído em 1817 para o Mosteiro de Avé Maria, que foi destruído, e donde veio para o Bonfim.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Igreja de Bonfim (Porto Turismo)

Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.