Igreja Ortodoxa Búlgara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Ortodoxa Búlgara
Catedral de Alexandre Nevsky
Catedral de Alexandre Nevsky

Catedral de Alexander Nevsky
Fundador Santo André e São Bóris da Bulgária
Independência 870-1018
1185-1393
1018-1767
1872-present
Reconhecimento 870 (autocefalia)
927 (primeiro patriarcado)
1945 (segundo patriarcado)
Primaz Neófito da Bulgária
Sede Primaz Sófia,  Bulgária
Território  Bulgária
Posses  Estados Unidos
 Canadá
 Austrália
 Argentina
Europa Ocidental
Língua búlgaro, eslavônico
Adeptos 8 a 10 milhões
Site www.bg-patriarshia.bg

A Igreja Ortodoxa Búlgara (Българска православна църква, Bălgarska pravoslavna cărkva, em búlgaro) é uma jurisdição autocéfalo da Igreja Ortodoxa que reúne aproximadamente oito a dez milhões de fiéis, a maioria dentro da Bulgária. Desde o reconhecimento de autocefalia no ano de 927 pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, a Igreja é governada pelo Patriarca de Toda Bulgária, posição desde 2013 ocupada por Neófito.

Fundação

O cristianismo no país data da era apostólica, com os apóstolos Santo André e São Paulo levando a fé às primeiras comunidades nos Balcãs. Pelo início do século IV, algumas cidades da atual Bulgária já figuravam entre os principais centros do Império Romano, como em Serdica, Filipópolis e Odesso. As incursões de povos pagãos entre os séculos IV e VII danificaram severamente a estrutura da Igreja na região, mas não puderam destruí-la. Por meados do século IX, os eslavos na região já haviam sido largamente cristianizados, com relativo sucesso da crença entre a nobreza protobúlgara, até que, em 865, o Bóris I da Bulgária converteu-se e adotou-a como religião do Estado. São Bóris, hoje tido como patrono da Igreja ao lado de apóstolo André, oscilou entre a submissão eclesial a Roma e a Constantinopla até que, cinco anos depois, o Quarto Concílio de Constantinopla reconheceu o episcopado búlgaro como autônomo e sediado em Pliska. Atritos posteriores entre o Império Búlgaro e o Império Bizantino resultaram em tentativa de submissão Constantinopla seguida por uma declaração de independência e de Patriarcado em 919. Em 927, as reivindicações são reconhecidas por Constantinopla.[1][2]

Organização

A Igreja se divide em treze eparquias em território Búlgaro:

Também há duas eparquias no exterior:

A Igreja conta com cerca de 1500 padres distribuídos por 2600 paróquias, e com cerca de dois mil monges homens e quase o mesmo número de monjas distribuídos por 120 monastérios no país.

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja Ortodoxa Búlgara

Referências

  1. [1] Kiminas, D. (2009). The Ecumenical Patriarchate. Wildside Press LLC. p. 15
  2. [2] GENOV, R., & KALKANDJIEVA, D. (2007). Religion and Irreligion in Bulgaria: How Religious Are the Bulgarians? Religion and power in Europe: conflict and convergence, 257.
  3. Eparchy of Central and Western Europe