Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja dos Terceiros de São Francisco, no Porto.

Ao lado da Igreja de São Francisco, no Porto, encontra-se a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, em virtude do desejo da irmandade em erguer uma igreja com maiores dimensões, correspondendo assim ao número de devotos que afluíam ao templo anterior.

Igreja de estilo neoclássico, a primeira do Porto, iniciou-se a sua construção no ano de 1792 sob a direcção do italiano Luigi Chiari, o que explica a influência do estilo clássico italiano.

No que diz respeito à Casa do Despacho, cuja planta foi feita por Nasoni, foi construída antes da igreja, no lugar onde existia um albergue para irmãos pobres e o primeiro da cidade para assistência a mulheres.

Foi destruída por um incêndio em 1746, tendo sida recuperada ainda no mesmo ano. Actualmente está lá instalado o Museu da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco onde podemos, ver no seu subsolo, o cemitério ou catacumbas, usado pelos franciscanos para enterrar os membros da irmandade até Novembro de 1845, data da lei de Saúde que proibiu os enterramentos em igrejas.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco
Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.