Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Cuiabá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora
Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Cuiabá)
Fachada da igreja
Tipo
Construção 15 de abril de 1929 (95 anos)
Diocese Arquidiocese de Cuiabá
Geografia
País Brasil
Coordenadas 15° 36' 15" S 56° 05' 54" O

A igreja de Nossa Senhora Auxiliadora é uma igreja de Cuiabá, no estado brasileiro de Mato Grosso, construída na década de 1914 por Salesianos e dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora. Em estilo neogótico, está localizada na avenida Tenente-Coronel Duarte e é a única igreja da cidade que possui abóbadas de aresta.

O projeto e edificação se deu sob a direção do Padre Francisco de Aquino Correa SDB, que logo fora ordenado Bispo da Prelazia do Senhor Bom Jesus, da qual pertencia praticamente todo o estado de Mato Grosso.

O Santuário é anexo ao Colégio Salesiano São Gonçalo. E está na região mais tradicional da cidade de Cuiabá, pertencente a primeira paróquia Salesiana do mundo, a paróquia São Gonçalo do Porto.

Uma das fortes características do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora é o mês de Maio, que é celebrado pela Igreja Católica como mês Mariano (Dedicado à Maria, a Mãe de Jesus). Nas missas dominicais (Especialmente) se faz a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora. No dia 24 de maio uma procissão em honra a Virgem Maria sai pelas ruas próximas ao Santuário levando a venerável imagem da Mãe de Deus.

Nossa Senhora Auxiliadora é matrona da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, Salesianos de Dom Bosco. O próprio santo teve diversos sonhos com a Virgem Auxiliadora. Em toda a sua vida, Dom Bosco propagou a devoção a santíssima virgem. Na entrada do colégio São Gonçalo uma imagem trazida pelos primeiros padres SDB vindos da Itália, foi abençoada pelo próprio santo que é considerado Pai e Mestre da Juventude.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CONTE, Cláudio Quoos; FREIRE, Marcus Vinícius De Lamonica (2006). Centro histórico de Cuiabá. patrimônio do Brasil. Cuiabá: Entrelinhas. ISBN 85-87226-25-8 


Ícone de esboço Este artigo sobre patrimônio histórico no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.