Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Ilha do Governador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Ilha do Governador)
Apresentação
Tipo
Religião
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda localiza-se na Freguesia, na Ilha do Governador, bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeira, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

O templo foi erguido à beira-mar, entre os anos de 1710 e 1741, embora o seu alvará confirme a data oficial de inauguração como 1755. Ao seu redor, os colonos portugueses foram se estabelecendo, em sítios e chácaras.

Em 1871 um incêndio destruiu o seu interior e o telhado. Ainda em obras de reconstrução, foi vítima dos conflitos suscitados pela Revolta da Armada, a partir de Setembro de 1893. Invadida pelos revoltosos, teve o seu interior saqueado.

A partir de 1898, uma nova etapa da reconstrução se iniciou, sob a responsabilidade do arquiteto João Bithencourt da Silva, que aproveitou apenas as paredes laterais do monumento, ainda de pé.

Tombada desde 1938 pelo patrimônio histórico (atual Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural - IPHAN), a Igreja foi fechada ao público em 1976, quando foi erguida uma nova Matriz. Essa situação se reverteu quando, ao final da década de 1980 o Padre Celso Sehn promoveu uma campanha em prol da recuperação e reativação do antigo santuário, atualmente conhecido como Santuário d'Ajuda.

Recuperada integralmente (inclusive em suas cores originais), foi reaberta em fevereiro de 1990, sendo mantida com as colaborações dos paroquianos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]