Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia (Goiana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia fica em Goiana, Pernambuco[1] . O templo foi construído em estilo barroco, e é administrado pela Diocese de Goiana.

História[editar | editar código-fonte]

A construção da igreja teve início em 1722 e foi concluída em 1726, no século XVII, ano em que o Bispo Diocesano concedeu a licença necessária para a bênção da igreja e celebração do ofício divino. Após um incêndio em 1820, foi restaurada mas conservando as características do último período do barroco com primorosa talha, onde desenvolveram as linhas mestras de sua composição estrutural.

A Igreja tem cinco imagens, quatro varandas, dois altares e coro de madeira pintada de branco. Seu altar-mor apresenta uma imagem de Nossa Senhora dos Milagres e na sacristia um lavabo em pedra de cantaria portuguesa. Na capela-mor estão enterradas as mãos do padre Pedro de Souza Tenório, mártir da revolução pernambucana de 1817.

Anexo à igreja foi construído o Hospital da Santa Casa de Misericórdia acerca do qual a Câmara de Goiana, apresentou em ofício no ano de 1735 ao rei de Portugal pedindo subsídio para concluir as suas obras, auxílio esse, dado em 1744. Oferecendo capacidade para vinte enfermos, foi concluído em 1759. O hospital funcionou até o ano de 1931. Vale dizer que a Nossa Senhora dos Milagres é a padroeira da Irmandade de Santa Casa, por isso a igreja foi em sua homenagem.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre município de Goiana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.