Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes é um templo da Igreja Católica localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, Brasil.

Está localizada nos Montes Guararapes, dentro do Parque Histórico homônimo. Guarda imagens barrocas de grande valor histórico e obras de arte dos séculos XVII e XVIII, além dos restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis das batalhas da Insurreição Pernambucana.

Além de seu valor histórico, é tombada pela União desde 1938, tendo sido erigida em Monumento Nacional, através de Decreto, em 1948. Nos montes Guararapes, lugar das vitoriosas batalhas, foi criado pelo Governo Federal, o Parque Histórico Nacional dos Guararapes, tombado pela União em 1961.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi construída no século XVII, nas sesmarias doadas pelo capitão Alexandre Moura,proprietário do Engenho Guararapes ao governador e capitão mor de Pernambuco, Francisco Barreto de Menezes, em ação de graças pelas duas vitórias alcançadas pelos luso-brasileiros, nas batalhas travadas contra os holandeses, nos montes Guararapes,no dia 18 de abril de 1648 e 19 de abril de 1649.[2]

Entre os anos de 1676 e 1680, seguindo um projeto do frei Macário de São João,o prédio da igreja se tornava bem maior, com a edificação de uma nave mais larga e de uma sacristia.As obras referentes à capela-mor, aos altares laterais e ao arco-cruzeiro, foram concluídas em 1720. Os pesquisadores consideram o frontispício como um trabalho do arquiteto Francisco Nunes Soares, no ano de 1795. Esse detalhe arquitetônico encontra-se emoldurado por dois campanários, sobre um pórtico de três arcadas.

Cabe ressaltar que a fachada da igreja abriga uma grande quantidade de pedras dos arrecifes, sendo recoberta por azulejos brancos lusos. O interior do templo também é revestido por azulejos. Na nave central, há uma pintura em madeira, representando a Virgem dos Prazeres; e, no altar-mor, pode-se apreciar uma imagem de Nossa Senhora dos Prazeres ladeada por colunas entalhadas em cedro.

Estão presentes na sacristia quatro painéis - Visita dos Reis Magos, Nascimento de Jesus, Circuncisão do Menino Deus, Isabel e Zacarias e uma criança a ser banhada - um antigo mobiliário em jacarandá, de 1748, e duas imagens do Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Em uma das paredes da capela-mor, estão enterrados os restos mortais de João Fernandes Vieira e de André Vidal de Negreiros, alguns dos combatentes da Batalha dos Montes Guararapes.

Em um pequeno mosteiro, ao lado da igreja, é possível se observar um ex-voto de 1676, pintado em óleo sobre madeira, e uma antiga imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, com 50 cm de altura.Após a derrota dos holandeses, a população passou a comemorar, durante oito dias, a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, também conhecida como Nossa Senhora dos Prazeres. Neste sentido, o primeiro dia da festa era dedicado à Nossa Senhora do Rosário; o segundo, à Nossa Senhora dos Prazeres; o terceiro, à Senhora Santana; o quarto, a São Gonçalo; o quinto, ao Bom Jesus de Bouças; o sexto, à Nossa Senhora da Soledade; o sétimo, à Nossa Senhora da Conceição; e, o oitavo, ao deus Baco. A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres continua sendo comemorada, atualmente, ainda que sem o fervor religioso do passado.

Em 1965, depois que o Estado pagou uma indenização aos monges beneditinos de Olinda, deu-se início a um processo de desapropriação dos Montes Guararapes - e, portanto, da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes. Em 19 de abril de 1971, por sua vez, mediante o Decreto Federal nº 68.527, todo esse valioso patrimônio cultural se tornava um Monumento Nacional, passando a se chamar, então, de Parque Histórico Nacional dos Montes Guararapes.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.