Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos
Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos
Fachada
Tipo
Património Nacional
SIPA 30668
Geografia
País  Brasil
Região  Alagoas
Coordenadas 10° 17' 24" S 36° 35' 04" O

O Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos é um conjunto arquitetônico católico localizado no município brasileiro de Penedo, em Alagoas.[1]

Penedo é uma das principais cidades históricas do Brasil, fundada no século XVI às margens do rio São Francisco por Duarte Coelho, primeiro Capitão-donatário da Capitania de Pernambuco.

História[editar | editar código-fonte]

A Igreja Santa Maria dos Anjos é uma das mais mais visitadas, de estilo barroco, altar-mor pintado com ouro em pó misturado com clara de ovo e óleo de baleia, museu com móveis antigos, faz parte da história da ordem franciscana. Sua construção juntamente com o Convento de São Francisco iniciou-se em 17 de setembro de 1660 e durou 99 anos para ser concluída, a pintura no teto é de Libório Lázaro Lial Alves. Em qualquer ponto da igreja, quando se olha para a pintura os olhares de Maria e dos anjos acompanham. A igreja é um exemplo do estilo barroco e está integrada com o convento e o Museu de São Francisco. Possui um amplo pátio por onde abre caminho às salas que estão peças sacras antigas e outros objetos interessantes e curiosos, por exemplo, o ferro de fazer hóstia, além da imagem de São Francisco tocando violino.

A igreja também é conhecida por ter restos mortais de padres nas paredes

Em janeiro de 1884 foi realizado a primeira procissão do Senhor dos Navegantes, cuja imagem carregada na procissão foi o Cristo Crucificado da Ordem Terceira de São Francisco do Convento de Santa Maria dos Anjos..

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos». HPIP. Consultado em 18 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]