Igreja e Mosteiro de São Hallvard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja e mosteiro de São Hallvard
St. Hallvard kirke og kloster
Igreja e Mosteiro de São Hallvard
Tipo
Inauguração 1966
Diocese Oslo
Website Katolsk.no
Geografia
País  Noruega
Cidade Oslo
Coordenadas 59° 54' 46" N 10° 46' 09" E

A Igreja e Mosteiro de São Hallvard (em norueguês: St. Hallvard kirke og kloster), localizados em Enerhaugen, Oslo, capital da Noruega, não muito longe da antiga Catedral de São Hallvard, é o local da maior paróquia da Igreja Católica norueguesa. Ambos foram projetados pelos arquitetos Lund & Slaatto. Há no local três seções: o mosteiro, o salão paroquial e a igreja, que cercam a nave central. O edifício tem três andares e foi construído de tijolos e concreto, tanto do lado de fora como de dentro, onde emerge com sua superfície crua. É dividido em três volumes que encerram uma sala da igreja circular coberto com blocos vermelhos e concreto.[1]   A igreja atraía muito a atenção nos círculos acadêmicos quando foi concluída, em 1966, tendo recebido vários prêmios de arquitetura.

Interior da igreja.

O mosteiro agora está sendo recebendo apartamentos para os sacerdotes católicos, apesar de já possuir quartos.   A paróquia tem uma sacristia, escritórios para a Fransiskushjelpen (uma organização de caridade norueguesa), sala de leitura e sala de reuniões.[2][3][4]

Referências

  1. St. Hallvard kirke og kloster by Sivilarkitekt MNAL Jon Haug Arquivado em 29 de setembro de 2005, no Wayback Machine. (em norueguês)
  2. Kjell Lund and Christian Norberg-Schultz: St, Hallvard kirke og kloster. Arfo forlag (book) (em norueguês)
  3. Book Review Dagbladet (em norueguês)
  4. Igreja de São Hallvard Informações em Inglês

Ver também[editar | editar código-fonte]