Igreja e convento de Santo Agostinho (Leiria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fachada frontal da igreja de Santo Agostinha (vista de oeste). À esquerda, o convento de Santo Agostinho.

A igreja e convento de Santo Agostinho é um conjunto de edifícios localizado na cidade de Leiria, em Portugal.

A igreja e convento foram mandados construir pelo bispo D. Gaspar do Casal, durante a segunda metade do século XVI (1577-79) e até à primeira metade século XVII. O complexo fora construído sobre a primeira fábrica de papel, restando apenas parte da fábrica a Este da igreja até aos dias de hoje.

Na segunda metade do século XVIII a igreja sofreu algumas remodelações que conferiram o seu aspecto actual.

O convento foi entregue à ordem de Santo Agostinho, mas face à extinção das ordens religiosas em 1834 foi instalado um quartel militar no convento, bem como no antigo seminário (situado ao lado).

No século XX a igreja, convento e também o antigo seminários são devolvidos à diocese, sendo a igreja aberta ao culto religioso. Em 1982 o conjunto foi classificado como Imóvel Público.

O convento encontra-se em abandono, pelo que actualmente está projectada a instalação do Museu de Leiria neste local.

Arquitectura[editar | editar código-fonte]

A igreja é constituída por uma nave central e é de estilo essencialmente barroco, como se pode observar na fachada central ladeada pelas duas torres. Tem a típica forma de cruz, com 3 corpos divididos por 3 pilares. Podemos ainda encontrar o escudo do bispo fundador sobre a porta principal da igreja. De 1950 a 1960 a igreja sofreu obras de restauração, sendo de destacar o altar-mor remodelado por Ernesto Korrodi.

No convento existem ainda alguns azulejos do século XVII e XVIII, destacando-se os claustros do convento (estilo barroco).

Galeria[editar | editar código-fonte]