Igreja e convento de Santo Agostinho (Leiria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Convento de Santo Agostinho e antigo seminário
Apresentação
Tipo
Ocupante
Museu de Leiria (d)
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Igreja e Convento de Santo Agostinho, também referido como Convento de Santo Agostinho ou Convento de Santo Agostinho e antigo seminário, é um antigo edifício conventual localizado na Rua Tenente Valadim e no Largo da Infantaria, em Leiria, Portugal.[1]

Edificado desde o século XVI ao XVIII, nele funcionou um Seminário, albergando atualmente o Museu de Leiria,[1] e a Delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa.

O conjunto edificado encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982.[2][3][1]

História / Características[editar | editar código-fonte]

A igreja e convento foram mandados construir pelo bispo D. Gaspar do Casal, durante a segunda metade do século XVI (1577-79) e até à primeira metade século XVII. O complexo fora construído sobre a primeira fábrica de papel, restando apenas parte da fábrica a Este da igreja até aos dias de hoje.

Na segunda metade do século XVIII a igreja sofreu algumas remodelações que conferiram o seu aspecto atual.

O convento foi entregue à ordem de Santo Agostinho, mas face à extinção das ordens religiosas em 1834 foi instalado um quartel militar no convento, bem como no antigo seminário (situado ao lado).

No século XX a igreja, convento e também o antigo seminários são devolvidos à diocese, sendo a igreja aberta ao culto religioso.

Atualmente funciona o Museu de Leiria[4], que foi alojado no antigo Convento de Santo Agostinho.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A igreja é constituída por uma nave central e é de estilo essencialmente barroco, como se pode observar na fachada central ladeada pelas duas torres. Tem a típica forma de cruz, com 3 corpos divididos por 3 pilares. Podemos ainda encontrar o escudo do bispo fundador sobre a porta principal da igreja.

No convento existem ainda alguns azulejos do século XVII e XVIII, destacando-se os claustros do convento (estilo barroco). Devolvida à Diocese de Leiria a 7 de Agosto de 1944, a igreja beneficiou de obras de restauro até 1950, sendo reaberta ao culto em 30 de Abril deste ano. O altar-mor, que tem a autoria de Ernesto Korrodi, foi realizado no início do século XX (1905).

Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja e convento de Santo Agostinho (Leiria)

Referências

  1. a b c Ficha na base de dados SIPA
  2. Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982.
  3. Catarina Oliveira. «Convento de Santo Agostinho e antigo seminário». Direção-Geral do Património Cultural. Consultado em 18 de agosto de 2015 
  4. Turismo de Portugal. «Museu de Leiria». Visite o Centro de Portugal. Consultado em 15 de maio de 2016