Ii Naosuke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estátua de Ii Naosuke nas terras do Castelo de Hikone.

Ii Naosuke (井伊直弼?) (29 de novembro de 1815 - 24 de março de 1860) foi um daimyo de Hikone (1850-1860) e também Tairo do shogunato Tokugawa, Japão, cargo que ocupou a partir de 23 de abril de 1858 até à sua morte a 24 de março de 1860. Ficou conhecido por assinar o Tratado de Harris com os Estados Unidos, garantindo acesso aos portos para o comércio com os comerciantes americanos e marinheiros, concedendo extraterritorialidade para os cidadãos norte-americanos. Ii Naosuke foi também um entusiasta e praticante da cerimónia do chá japonesa, do estilo Sekishūryū, e as suas escrituras incluem pelo menos duas obras sobre a cerimónia do chá.

Sob a orientação de Ii Naosuke, o shogunato Tokugawa passou por um conflito particularmente difícil sobre a sucessão do doente Tokugawa Iesada que não teve filhos. Ii Naosuke conseguiu coagir o shogunato Tokugawa ao término do seu breve regimento da sociedade japonesa antes do início do período Meiji. Ii foi assassinado no Incidente Sakuradamon por um grupo de 17 indivíduos do Domínio de Mito e um samurai Satsuma a 24 de março de 1860.[1]

Referências

  1. McClain, James L. 2002. Japan: A Modern History, p. 119.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Benneville, James Seguin de. (1910). Saitō Mussashi-bō Benkei. (Tales of the Wars of the Gempei). Yokohama.
  • Kusunoki Sei'ichirō 楠木誠一郎 (1991). Nihon shi omoshiro suiri: Nazo no satsujin jiken wo oe 日本史おもしろ推理: 謎の殺人事件を追え. Tokyo: Futami bunko 二見文庫.
  • Matsuoka Hideo 松岡英夫 (2001). Ansei no Taigoku: Ii Naosuke to Nagano Shuzen 安政の大獄: 井伊直弼と長野主膳. Tokyo: Chūōkōron-shinsha 中央公論新社.
  • Mori Yoshikazu 母利美和 (2006). Ii Naosuke 井伊直弼. Tokyo: Yoshikawa Kōbunkan 吉川弘文館.
  • Nakamura Katsumaro, Akimoto Shunkichi (1909). Lord Ii Naosuké and New Japan. Yokohama: Japan Times.