Ikariam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ikariam
Desenvolvedora Gameforge
Plataforma(s) Webgame
Data(s) de lançamento
    Gênero(s) Estratégia
    Hardware
    Sistema Windows
    Versão 0.5.0

    Ikariam é um jogo MMOG do estilo multiplayer de estratégia de (jogado no Browser), produzido e mantido pela Gameforge AG. O jogo é inspirado na Grécia Antiga. Cujo objetivo é construir e desenvolver suas cidades nas ilhas, fazendo alianças com pessoas do jogo, sendo permitido também o saqueamento de adversários.

    O jogo consiste em evoluir seus impérios e ser o melhor do servidor, mas para isso deve conciliar infra-estrutura, produção de bens, uma boa aliança, bons amigos, produção de ouro ter e um exército equilibrado (tanto terrestre como marítimo)

    Formas de Governo[editar | editar código-fonte]

    Assim que é completada a pesquisa Formação de Governo no campo da Ciência, passa a ser possível alterar o tipo de governo. No jogo existem oito formas de governação possíveis, cada uma delas possuindo vantagens e desvantagens que deverão ser geridas consoante a estratégia do jogador.

    • Ikacracia (ika de Ikariam e do grego kratos, poder): Esta é a opção padrão do jogo, não oferecendo qualquer vantagem ou desvantagem. Sendo normalmente substituída por outras formas de governação.
    • Aristocracia (do grego aristos, melhores e kratos, poder): Este é um governo liderado pela nobreza, ou seja um pequeno número de pessoas, ficando disponível com a pesquisa do Código de Honra no campo Militar. Este governo é útil a jogadores que pretendem investir na construção de edifícios, pois este governo diminui em 20% o tempo de construção dos edifícios. Também aumenta em 20% a contra-espionagem, mas acrescenta 3% de corrupção em todas as cidades excepto a capital.
    • Democracia (do grego dêmos, povo e kratos, poder): É um governo liderado pelo povo, no entanto não é especificado se o é através de votação. Este governo, disponível após a pesquisa do Mercado na área da Navegação Marítima, é útil na construção de grandes e pacíficos impérios, recebendo o jogador 75 pontos de satisfação em todas as cidades e um ponto de pesquisa por hora por cada tratado cultural que o jogador possua. No entanto, como penalização, o jogador perde 20% de contra-espionagem e o tempo de construção de unidades de combate terrestres aumenta em 5%.
    • Ditadura: É um governo totalitário, governado apenas por um comandante. Este governo reduz em 2% os custos de manutenção de unidades terrestres e marítimas e reduz em 2% o seu tempo de construção, sendo muito útil a jogadores com impérios baseados na arte da guerra. Ainda são oferecidos dois barcos de comércio adicionais, no entanto, a satisfação em todas as cidades, incluindo a capital, é diminuída em 75 pontos. Este tipo de governação fica disponível após a pesquisa da Formação de Governo
    • Nomocracia (do grego nomos, leis e kratos poder): É um governo baseado nas leis. Este difere um pouco da definição atual de nomocracia, pois, contrariamente ao que acontece no jogo, a nomocracia não é propriamente um governo, mas sim uma propriedade deste. É possível ter um sistema democrático ou autocrático e mesmo assim estar baseado em leis que regulam o comportamento dos cidadãos. No jogo é usado como um governo tão baseado nas leis pré-estabelecidas que os próprios líderes não as conseguem alterar facilmente. Este governo é útil a jogadores com impérios cresceram rapidamente e precisam de estabilizar, recebendo, como vantagens, mais 20% contra-espionagem e perdendo 5% da corrupção em todas as cidades e, como desvantagens um aumento de 5% no tempo de construção das unidades terrestres e marítimas e um aumento de 50% no tempo de carregamento dos barcos nos próprios portos mercantis. Para desbloquear este governo é preciso pesquisar a Legislação na área de Economia.
    • Oligarquia (do grego olígos, poucos e kratos, poder): Literalmente, governo de poucos, este governo é constituído por uma minoria que no Ikariam é representada pelas mais ricas famílias mercantes. A utilização deste tipo de governo, disponível após a pesquisa da Formação de Governo é útil a jogadores com impérios baseados na atividade comercial, pois, sob este governo, o raio dos mercado é aumentado em cinco, a velocidade dos barcos de comércio em 10% e os custos de manutenção de unidades marítimas diminuem em 2%, sendo ainda oferecidos dois barcos de comércio adicionais. No entanto a corrupção aumenta 3% em todas as cidades e o tempo de construção e evolução de edifícios aumenta 20%.
    • Tecnocracia (do grego tekhne, com o significado de capacidade e kratos, significando governo): Este é um governo no qual seriam cientistas ou especialistas a controlar, sendo estes representados no Ikariam pelos os cientistas e pesquisadores. Assim sendo, este tipo de governo é útil nos jogadores que pretendem apostar na ciência e que produzem muito, pois estes recebem um aumento de 5% nos pontos de pesquisa e 20% de produtividade dos trabalhadores auxiliares (pedreiro, torre de alquimia, fábrica de vidro e viticultor), no entanto o custo de manutenção por cientista é aumentado em uma moeda de ouro. É necessária a pesquisa Ensaios do campo da Ciência para desbloquear esta forma governamental.
    • Teocracia (do grego teo, Deus e kratos, poder): É uma forma de governo liderada pelas classes religiosas, ou seja, o clero. Este tipo de governo é útil aos jogadores que usam templos para receber milagres, pois o tempo de regeneração dos milagres é de 20%, é aumentada a satisfação de todas as cidades com templo no dobro da taxa de conversão à religião, sendo o bónus máximo de 150 pontos de satisfação. Cada sacerdote ainda produz um de ouro. Por outro lado, as cidades sem templo perdem 20% da satisfação e a ciência é afetada com uma diminuição de 5% nos pontos de pesquisa. Esta forma de governo está disponível com a pesquisa da Religião do Estado do campo cientifico.

    Revolução[editar | editar código-fonte]

    Para a mudança de governo é necessário que ocorra uma revolução. Esta revolução custa 5 000 moedas de ouro e faz o império entrar num estado de Anarquia temporário (anarquia vem do grego anarkhos, sem governantes). A anarquia apenas traz desvantagens, não se podendo treinar nem movimentar unidades, nem efetuar missões de espionagem. As unidades em batalha dispersarão e a as unidades estacionadas em cidades estrangeiras voltarão para casa, sendo ainda acrescentada 25% de corrupção a todas as cidades. Esta fase dura 30 minutos por cada cidade que o jogador possua (se o jogador tiver oito cidades, a anarquia dura 240 minutos, ou seja, quatro horas)

    Ocupação[editar | editar código-fonte]

    Quando a capital do império é capturada, este entra automaticamente numa Xenocracia (do grego xeno, estrangeiro e kratos, governo) e irá durar enquanto durar a ocupação. Com esta governação apenas metade das vantagens, bem como das desvantagens, provenientes do governo anterior serão obtidas por parte do jogador. Estas voltaram a ser obtidas em pleno quando a capital for libertada.

    Navegação[editar | editar código-fonte]

    O jogo tem três modos de vista: Mostrar Mundo, Mostrar Ilha e Mostrar Cidade.

    Mundo[editar | editar código-fonte]

    O Mundo do Ikariam é constituído por diversas ilhas, cada ilha tem uma coordenada específica o que permite pesquisar e descobrir alguma ilha em especial.

    Ilha[editar | editar código-fonte]

    Em Mostrar Ilha, pode-se visualizar o mapa da ilha, que exibe o monumento correspondente à mesma e fornece acesso a informações detalhadas sobre as cidades presentes, além de encaminhá-lo às páginas onde se configura o número de trabalhadores que deseja empregar nas minas.

    Mostrar Cidade[editar | editar código-fonte]

    No modo Mostrar Cidade, tem-se uma visão geral da cidade selecionada, podendo assim visualizar quais espaços ainda estão vazios, quais estão preenchidos por edifícios, e ter acesso a cada um desses edifícios, bastando assim clicar sobre eles.

    Recursos[editar | editar código-fonte]

    Existem cinco tipos de recursos: material de construção, vinho, mármore, cristal e enxofre. Os quatro últimos são classificados como "bens de luxo". Os bens de luxo apenas são disponibilizados para exploração quando a pesquisa Riqueza (Economia) é feita. Cada ilha tem duas minas: uma de materiais de construção e outra de um dos quatro bens de luxo, variando de uma para outra. Cada recurso tem sua aplicação.

    • Material de construção - é usado para praticamente tudo no jogo, desde para o recrutamento de tropas e barcos a melhorias nos edifícios.
    • Vinho - utilizado na taberna para aumentar a satisfação da população, assim aumentando o número de cidadãos. Também é necessário para o recrutamento de cozinheiros no quartel.
    • Mármore - necessário para melhorias nos edifícios.
    • Cristal - utilizado na academia, tanto para a melhoria deste, quanto para os ensaios (método em que se compra pontos de pesquisa pagando com cristal), além do recrutamento de médicos no quartel e de espiões no edifício espionagem. Também é necessário para otimizar as armas dos soldados na oficina.
    • Enxofre - necessário para o recrutamento de soldados e barcos, quando o jogador está em paz, pode ser usado para evoluir Residências de Governador e Palácio.

    Combate[editar | editar código-fonte]

    O Combate é a essência do Ikariam. É importante desenvolver o sistema de batalhas, como é importante aprender a avaliar a força das tropas inimigas. Em outro tipo de jogos de estratégia online as batalhas terminam mesmo antes de começar. Geralmente, dois jogadores competem um contra o outro e em seguida o vencedor é calculado pelo jogo.

    Uma batalha no Ikariam desenrola-se em várias "rondas", entre os quais existem diferentes períodos de tempo. A primeira ronda termina imediatamente após a chegada das tropas inimigas, as outras seguem-se em intervalos de 15 minutos e isso continua até que haja um vencedor. Durante os intervalos ambas as partes podem enviar mais tropas para reforço, pedir suporte de tropas amigas ou bater em retirada.

    O jogador que está em desvantagem no primeiro round ainda pode decidir a batalha por si mesmo com um pouco de apoio. Se uma das partes ficar sem munições, durante o round 5 da batalha pode decidir pedir mais reforços. Se estes não chegarem a batalha estará perdida. Os jogadores também podem alterar os seus aliados durante a batalha e de repente mudar de lado.

    Campo de batalha[editar | editar código-fonte]

    O Campo de batalha é o seguinte:

    • Linha de frente (infantaria pesada): composta por hoplitas e gigantes a vapor;
    • Flancos (infantaria leve, do lado a linha de frente): composta por espadachins e lanceiros;
    • Linha de trás (lutadores de longo alcance, atrás da linha de frente): composta por fundeiros, arqueiros e fuzileiros;
    • Artilharia (atrás da linha de trás): composta por aríetes, catapultas e morteiros;
    • Piloto de combate (canto inferior direito): composto por girocóptero;
    • Bombardeiro (canto inferior direito): composto por balão-bombardeiro;
    • Reforços: médicos e cozinheiros.

    Colônias[editar | editar código-fonte]

    No Ikariam, você pode fazer colónias em várias ilhas diferentes. Para fazer colônias é necessário o edifício Palácio (que é o mais caro em termos de recursos para evoluções, porém é o que fornece mais pontos). As colónias geralmente são usadas para obter auto-suficiência, ou seja, ter acesso a todos os recursos sem pilhagens ou comércio. Até por que a colônia será explorada e servirá normalmente como fonte de renda para capital, porém, alguns jogadores utilizam as colônias como bases militares. O nivel máximo de colónias é 11 (Evidentemente o nível mais alto do Palácio). Para evitar as corrupçãos de suas colónias,existe o edifíco Residência do Governador que diminui o nivel de corrupção de suas colónias.O nível da Residência tem de ser igual ao número de colónias na sua conta.

    Pontuações[editar | editar código-fonte]

    Há vários tipos de pontuações, mas as duas principais são a pontuação geral e a pontuação de generais.

    Pontuação geral é medida por quase tudo: evolução de edificios, tropas, barcos de guerra, número de colônias e evolução das mesmas. Os edifícios que fornecem mais pontos são: o Palácio, o Museu e a Muralha da Cidade, nesta ordem.

    A pontuação de generais é medida apenas em tropas e barcos de guerra. É importante desenvolvê-la bem para nao ser atacado facilmente e poder atacar um maior número de pessoas, ou jogadores fortes e com tropas bem organizadas. Porém, é necessário fazer tropas na medida certa. As tropas têm um custo de ouro por hora. Se fizer mais tropas do que seu rendimento de ouro pode suportar, seu ouro poderá cair repentinamente e você poderá acabar indo à falência. É importante fazer tropas, mas somente até um certo ponto.

    Inatividade[editar | editar código-fonte]

    Dependendo do tempo que você joga Ikariam, a Gameforge estabeleceu uma regra que pode excluir um jogador desde que não se faça logon no servidor por um determinado período.

    Essa técnica chama-se "Inatividade" e serve para abir espaço nas ilhas do servidor para novos jogadores. Este método é dividido em cinco fases:

    • Fase 0: Após 5 horas de uma conta ser registada e ninguém efetuar qualquer ação a conta será apagada;
    • Fase I: Nos primeiros 7 dias: - Tempo de inactividade: 2 dias - Tempo de inactividade até apagar: 2 dias;
    • Fase II: Duas semanas até um mês: - Tempo de inacividade: 7 dias - Tempo de inatividade até apagar: 4 dias;
    • Fase III: 1 mês para 3 meses - Tempo de inatividade: 7 dias - Tempo de inatividade até apagar: 14 dias;
    • Fase IV: mais de 3 meses: - Tempo de inatividade: 7 dias - Tempo de inatividade até apagar: 30 dias.

    Tropas[editar | editar código-fonte]

    Existem tropas para funções específicas como derrubar muralhas,combate aéreo,defender a cidade e roubar.Todas as tropas têm uma importância por exemplo: sem tropas de demolição de muralhas é impossível atacar o inimigo e sem tropas de combate corpo-a-corpo é impossível combater tropas inimigas. Também existem outras tropas que não são combatentes são os apoios, existem os Médicos que são responsáveis pela recuperação de pontos de vida e os Cozinheiros que são responsáveis pelo moral das tropas. Se o moral baixar muito as tropas retiram-se e demoram muito mais tempo para voltar para a cidade pois se desorganizam.

    Espionagem[editar | editar código-fonte]

    Assim que tiver o edifício Espionagem pode treinar um espião. Por cada expansão pode treinar um espião adicional.

    Para posicionar um espião clique no Mapa da Ilha, onde se encontra a ilha sobre a qual quer obter informações. A opção de posicionar o espião aparece no menu da esquerda. Quando selecionares esta opção um dos seus espiões vai tentar se infiltrar na cidade.

    Quando um espião se conseguir infiltrar na cidade, pode lhe dar missões a partir do edifício Espionagem.

    • Inspecionar estado do acampamento - pode encontrar quantos recursos existem na cidade.
    • Espiar guarnição militar - quantos e que tipo de soldados, máquinas de guerra e barcos de guerra estão estacionados na cidade.
    • Monitorizar movimentos de tropas e frotas - a origem e destino das frotas, número total de unidades e barcos de transporte assim como a hora de chegada.
    • Espiar o estado das pesquisas - descobrir as últimas descobertas feitas.
    • Estado Online - pode descobrir se este jogador se encontra online.
    • Monitorar o tráfego de mensagens - pode ver com quem a sua vítima trocou mensagens nas últimas horas. Apenas poderar ver o assunto da mensagem e não o conteúdo.
    • Chamar o espião - o seu espião volta ao edifício de espionagem.

    Tratado[editar | editar código-fonte]

    Existem vários tratados que podem ser feitos com os outros jogadores. Com um clique no Mapa da Ilha na cidade do jogador desejado clique em Diplomacia. Enquanto escrever a mensagem poder determinar qual tratado deseja.

    Tratado de bens culturais[editar | editar código-fonte]

    Antes de fazer um tratado comercial tem de pesquisar Intercâmbio Comercial (Ciência) e ter pelo menos um museu. Agora pode fazer um tratado cultural com qualquer jogador desde que ele tenha um museu. Por cada tratado recebe um bem cultural que pode ser exibidos em um museu. Todas as exibições aumentam o nível de satisfação dos seus cidadãos na cidade. Porém é preciso ter cuidado com quem se assina, ao ocupar, pilhar ou bloquear uma cidade de um jogador com tratados culturais os cidadãos ficam furiosos e a população de todas as cidade tem uma queda vertiginosa.

    Tratado comercial[editar | editar código-fonte]

    Um tratado apenas é possível se tiveres pesquisado o mercado (marítimas) e apenas pode ser oferecido por jogadores que tenham pesquisado este tópico. Um tratado comercial também permite o direito mutuo de preferência dos lugares de negociação. Isto significa que, no momento em que aceite uma troca dos seus parceiros comerciais, os bens ficam reservados para si e não podem ser tomados por mais ninguém, Portanto Não importa se o jogador negociante e o comprador, esteja ambos em lados diferente do mundo.

    Direito de guarnição[editar | editar código-fonte]

    Assim que tiver pesquisado a Diplomacia (Navegação Marítima) pode fazer tratados militares com a cidade de outro jogador. Uma vez feito um tratado pode usar a cidade como base para operações militares. Em contrapartida paga o dobro da manutenção das suas tropas.

    Direito de guarnição para alianças[editar | editar código-fonte]

    Como diplomata, assim que tiver pesquisado o tópico "diplomacia" (marítima), pode pedir o direito de guarnição a outra cidade de um jogador para toda a sua aliança. Se o tratado é feito, todos os membros da sua aliança podem usar a cidade como uma base para novas operações militares. No entanto, tropas estacionadas aí custam o dobro da manutenção.

    Tratado de paz[editar | editar código-fonte]

    Se for nomeado diplomata da sua aliança, você poderá fazer tratados de paz com outros diplomatas. Se violar um tratado de paz, cada diplomata receberá uma mensagem.

    Aliança[editar | editar código-fonte]

    Após pesquisar Culturas Estrangeiras você passa a ter o poder de aliar-se a outros jogadores através de uma aliança. Uma aliança pode ser fundada ou achada através da embaixada (edifício que só pode ser construído após esta mesma pesquisa). Sugiro que no início ache uma aliança que você ache melhor. Você pode acessar o ranking clicando em pontuação no lado superior da tela e indo em pontuação de alianças a esquerda da tela. A maioria das alianças possuem um mínimo de pontos para ingressar nela e também uma aliança recruta com requisitos menores e que quando o jogador atinge a pontuação para ingressar na aliança principal é enviado para esta. Seus hamburguinhos !

    Edifícios[editar | editar código-fonte]

    Existem vários edifícios no mundo Ikariam que você pode construir, e podendo assim melhorar sua cidade. Estes são: Academia, Quartel, Porto Mercantil, Carpintaria, Armazém, Estaleiro, Câmara Municipal, Mercado, Palácio, Taberna, Oficina, Pedreiro, Depósito, Fábrica de Vidro, Oculista, Embaixada, Muralha da Cidade, Templo, Atelier de Arquitetura, Viticultor, etc.

    Versão 0.5.0[editar | editar código-fonte]

    No dia 02/05/2012, às 00:00, a Gameforge Productions GmbH, lançou a Versão 0.5.0, onde o Servidor Internacional de Teste foi atualizado com as novas ilhas e cidades. Foram muitas as mudanças - diga-se de passagem, radicais - mas que aprimoraram e deixaram o jogo muito mais intuitivo.

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

    Referências