Ikariam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ikariam
Desenvolvedora Gameforge
Plataforma(s) Webgame
Data(s) de lançamento
    Gênero(s) Estratégia
    Hardware
    Sistema Windows
    Versão 0.5.0

    Ikariam é um jogo MMORPG do estilo multiplayer de estratégia (jogado no Browser), produzido e mantido pela Gameforge AG. O jogo é inspirado na Grécia Antiga. Cujo objetivo é construir e desenvolver suas cidades nas ilhas, fazendo alianças com pessoas do jogo.

    O jogo consiste em evoluir seus impérios e ser o melhor do servidor, mas para isso deve conciliar infra-estrutura, produção de bens, uma boa aliança, bons amigos, produção de ouro...

    Formas de Governo[editar | editar código-fonte]

    Assim que é completada a pesquisa Formação de Governo no campo da Ciência, passa a ser possível alterar o tipo de governo. No jogo existem três formas de governação possíveis, cada uma delas possuindo vantagens e desvantagens que deverão ser geridas consoante a estratégia do jogador.

    • Aristocracia: Este é um governo liderado pela nobreza, ou seja um pequeno número de pessoas, ficando disponível com a pesquisa do Código de Honra no campo Militar. Este governo é útil a jogadores que pretendem investir na construção de edifícios, pois este governo diminui em 20% o tempo de construção dos edifícios.
    • Democracia : É um governo liderado pelo povo, no entanto não é especificado se o é através de votação. Este governo, disponível após a pesquisa do Mercado na área da Navegação Marítima, é útil na construção de grandes e pacíficos impérios, recebendo o jogador 75 pontos de satisfação em todas as cidades e um ponto de pesquisa por hora por cada tratado cultural que o jogador possua.
    • Tecnocracia : Este é um governo no qual seriam cientistas ou especialistas a controlar, sendo estes representados no Ikariam pelos os cientistas e pesquisadores. Assim sendo, este tipo de governo é útil nos jogadores que pretendem apostar na ciência e que produzem muito, pois estes recebem um aumento de 5% nos pontos de pesquisa e 20% de produtividade dos trabalhadores auxiliares, no entanto o custo de manutenção por cientista é aumentado em uma moeda de ouro. É necessária a pesquisa Ensaios do campo da Ciência para desbloquear esta forma governamental.

    Ocupação[editar | editar código-fonte]

    Quando a capital do império é capturada, este entra automaticamente numa Xenocracia e irá durar enquanto durar a ocupação. Com esta governação apenas metade das vantagens, bem como das desvantagens, provenientes do governo anterior serão obtidas por parte do jogador. Estas voltaram a ser obtidas em pleno quando a capital for libertada.

    Navegação[editar | editar código-fonte]

    O jogo tem três modos de vista: Mostrar Mundo, Mostrar Ilha e Mostrar Cidade.

    Mundo[editar | editar código-fonte]

    O Mundo do Ikariam é constituído por diversas ilhas, cada ilha tem uma coordenada específica o que permite pesquisar e descobrir alguma ilha em especial.

    Ilha[editar | editar código-fonte]

    Em Mostrar Ilha, pode-se visualizar o mapa da ilha, que exibe o monumento correspondente à mesma e fornece acesso a informações detalhadas sobre as cidades presentes, além de encaminhá-lo às páginas onde se configura o número de trabalhadores que deseja empregar nas minas.

    Mostrar Cidade[editar | editar código-fonte]

    No modo Mostrar Cidade, tem-se uma visão geral da cidade selecionada, podendo assim visualizar quais espaços ainda estão vazios, quais estão preenchidos por edifícios, e ter acesso a cada um desses edifícios, bastando assim clicar sobre eles.

    Recursos[editar | editar código-fonte]

    Existem cinco tipos de recursos: material de construção, vinho, mármore, cristal e enxofre. Os quatro últimos são classificados como "bens de luxo". Os bens de luxo apenas são disponibilizados para exploração quando a pesquisa Riqueza (Economia) é feita. Cada ilha tem duas minas: uma de materiais de construção e outra de um dos quatro bens de luxo, variando de uma para outra. Cada recurso tem sua aplicação.

    • Material de construção - é usado para praticamente tudo no jogo, desde para o recrutamento de barcos a melhorias nos edifícios.
    • Vinho - utilizado na taberna para aumentar a satisfação da população, assim aumentando o número de cidadãos. Também é necessário para o recrutamento de cozinheiros no quartel.
    • Mármore - necessário para melhorias nos edifícios.
    • Cristal - utilizado na academia, tanto para a melhoria deste, quanto para os ensaios (método em que se compra pontos de pesquisa pagando com cristal), além do recrutamento de médicos no quartel.
    • Enxofre - necessário para o recrutamento de unidades terrestres e marítimas, pode ser usado para evoluir Residências de Governador e Palácio.

    [editar | editar código-fonte]