Ilê Axé Ogum Alakaye

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ilê Axé Ogum Alakaye Terreiro de Candomblé dedicado ao culto de Ogum, fundado em 1974 pelo Babalorixá Moacir de Ogum – Oguntósi, filho de santo de Mãe Senhora do Ilê Axé Opô Afonjá. Com nome oficial de Sociedade Beneficente São Francisco de Assis do Ilê Axé Ogum a roça ocupa uma área de 2081 m², à Rua Ray Charles, n° 168E, localidade de Tubarão, Paripe, Salvador, Bahia.

O Axé Ogum Alakayê mantém estreita relação com o Ilê Agboulá na Ilha de Itaparica, Bahia. Pai Moacir de Ogum foi iniciado no Ilê Axé Opô Afonjá por indicação direta do Babá Agboulá a Mãe Senhora. Alguns membros do Ilê Agboulá cumprem suas obrigações Lese Orixá e detém postos no Ilê Axé Ogum Alakayê. Da mesma forma membros do Ilê Axé Ogum Alakaye são detentores de postos no Ilê Agboulá. Pai Moacyr - Oguntósi, em vida, detinha o posto de Balogun do Ilê Agboulá.

Após o falecimento de Pai Moacyr, Mãe Fátima de Ogum – Toyominilê, 1ª filha por ele conduzida ao status de Iyalaxé, assumiu a direção do Axé onde mantém a tradição do culto de Ogum herdada do seu babalorixá.

As obrigações religiosas em louvor a Ogum acontecem anualmente no sexto dia do mês de Junho (Aniversário de Ogum) e no último sábado do mês de Novembro (Obrigação anual)

Descendência do Ilê Axé Ogum Alakaye

Ilê Axé Ogum Osinmole – Ialorixá Mãe Fátima de Ogum - Toyominilê.

Loteamento Parque São José, Rua Sergio Cruz,n°37, Fazenda Grande II, Cajazeiras, Salvador, Bahia.

Ilê Oya Axé Alakaye – Ialorixá Mãe Ana - Oya Daré.

Localidade de Gameleira - Ilha de Itaparica, Bahia

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre candomblé é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.