Ilhéu da Cal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilhéu da Cal
Ilhéu da Cal está localizado em: Madeira
Ilhéu da Cal
33° 0' 32" N 16° 23' 13" O
Ilhéu da Cal location map.svg
Ilhéu da Cal (vermelho)
Geografia física
País  Portugal
Localização Porto Santo
Arquipélago  Madeira
Ponto culminante 178 m
Área km²
Porto Santo - Ilheu de Baixo.jpg
O Ilhéu da Cal visto da Ponta da Calheta, no Porto Santo.

O Ilhéu da Cal é um ilhéu português a sudoeste da ilha do Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira, e do qual dista menos de 400 m.[1] Esse espaço marítimo de separação do Ilhéu ao Porto Santo dá-se o nome de Boqueirão de Baixo.

Também é chamado localmente Ilhéu de Baixo, é o maior ilhéu do Porto Santo, medindo pouco mais de 1 km². Todo o ilhéu é marcado por falésias e escarpas recortadas, medindo o ponto mais alto 178 m.[2] É cortado pelo paralelo 33 N.

História[editar | editar código-fonte]

O ilhéu da Cal alberga um importante testemunho da história e cultura do Porto Santo, as minas de extração de cal, de onde advém o seu nome, Ilhéu da Cal. A extração, deste precioso minério, ficou marcada por diversos acidentes, entre os quais, o mais trágico de todos, vitimou dezasseis homens, que ficaram soterrados no interior de uma mina em consequência de um desabamento de rochas.[2] Atualmente, estas minas encontram-se desativadas.

Esta extração de cal deixou vestígios, como é exemplo as grutas subterrâneas que, com a devida autorização e acompanhamento especializado, podem ser visitadas.

Esteve prevista a construção de um teleférico que ligasse a ponta da Calheta a este reduto etnográfico de grande interesse, porém, esse projeto foi abandonado[3] por constituir uma ameaça ao equilíbrio deste ecossistema frágil, que com a vinda, permanente, de grande número de visitantes representaria um perigo para a sua regeneração.

Preservação desta reserva ecológica[editar | editar código-fonte]

Apesar de aparentar um aspeto agreste, este ilhéu, abriga uma flora muito rica, da qual fazem parte os habituais arbustos característicos da costa e ainda alguns vestígios de Laurissilva, devendo-se, provavelmente, ao seu difícil acesso. Este ilhéu, é, também, lugar de nidificação de pelo menos quatro espécies, sendo uma destas muito rara.[4] O ecossistema deste ilhéu encontra-se protegido pelo PDM e pela Rede Natura 2000.

Nestas áreas com muito elevado valor ecológico e grande vulnerabilidade à pressão humana ou reduzida capacidade de regeneração, apenas se permitem atividades de natureza científica e ainda, a título excecional, em áreas previamente selecionadas, locais de observação no âmbito de usos de lazer e recreio
 
Plano Diretor Municipal do Porto Santo, Artigo 54º

Referências

  1. Turismo da Madeira. Locais de interesse na ilha do Porto Santo. Página visitada em 07-05-2009.
  2. a b Câmara Municipal do Porto Santo. Bocadinhos de história. Página visitada em 06-05-2009.
  3. Cristina Gonçalves. Teleférico do Ilhéu da Cal versus Teleférico do Rabaçal. Página visitada em 06-05-2009.
  4. SPEA. Ilhéus do Porto Santo. Página visitada em 06-05-2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Região Autónoma da Madeira, integrado no Projecto Madeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.