Ilha Brasileira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do município de Barra do Quaraí no estado do Rio Grande do Sul.

A Ilha Brasileira é uma pequena ilha fluvial localizada na foz do rio Quaraí, entre os municípios de Barra do Quaraí, no Brasil, Monte Caseros, na Argentina, e Bella Unión, no Uruguai. Administrativamente, a ilha pertence ao município brasileiro de Barra do Quaraí (Rio Grande do Sul), mas é reclamada há mais de um século pelo Uruguai.

José Jorge Daniel, o único morador da ilha, faleceu aos 95 anos por problemas de saúde relacionados à sua idade avançada. Pouco tempo antes, o mesmo abandonou o local devido ao seu estado de saúde, indo para a casa de uma filha em Uruguaiana - RS. "Seu Zeca - o guardião da Ilha Brasileira", como era conhecido por todo o estado do Rio Grande do Sul, morava no local desde 1964.

Desastre ecológico[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2009 um incêndio de grandes proporções destruiu 40% da vegetação nativa da ilha, que mede ao todo 4 por 1 km. O Parque do Espinilho, em Barra do Quaraí, também pegou fogo e a polícia local suspeita que os episódios tenham sido criminosos e feitos pelos mesmos autores.[1]

Havia apenas um morador na ilha, que não estava lá no momento do incêndio nem teve a casa queimada. A ilha tem flora e fauna de importância para a conservação.[2]

A Ilha Brasileira é o símbolo da integração cultural e ambiental das populações brasileiras, uruguaias e argentinas que convivem na região e buscam sempre mecanismos de proteger e preservar o importante potencial ecológico destas terras.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.