Ilha Howland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ilha Howland
Ilha Howland está localizado em: Oceano Pacífico
Ilha Howland
Localização da ilha no oceano Pacífico
0° 48' 24" N 176° 36' 59" O
Howland Island.svg
Mapa da Ilha Howland
Geografia física
Área 1,8  km²
Perímetro 6,4  km
Geografia humana
População 0 (-)
Densidade 0  hab./km²
Howland island nasa.jpg
Imagem de satélite da ilha Howland
Placa indicatória de refúgio ambiental, e ao fundo o farol abandonado.

A Ilha Howland é um atol desabitado situado logo a norte do equador no oceano Pacífico central, nas coordenadas 0º 48' N, 176º 38' W, cerca de 3100 km a sudoeste de Honolulu. Situa-se a cerca de metade do caminho entre o Havai e a Austrália e é um território não incorporado e não organizado dos Estados Unidos. Geograficamente, forma com a Ilha Baker as Ilhas Fénix.

A ilha é presentemente uma reserva nacional de vida salvagem, a "Howland Island National Wildlife Refuge", gesrida pelo "U.S. Fish and Wildlife Service" como área insular sob o Departamento do Interior dos Estados Unidos. O "Howland Island National Wildlife Refuge" consiste nos 1,84 km² da ilha e os 129,80 km² de terra submersa que a rodeiam.

A ilha não tem atividade económica. A sua defesa é responsabilidade dos Estados Unidos e é visitada anualmente pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

Alguns escassos restos de trilhos e outros artefactos indicam uma presença polinésica anterior, mas a ilha estava desabitada quando os Estados Unidos a reclamaram no Guano Islands Act de 1856. Os seus depósitos de guano foram explorados por companhias americanas e britânicas na segunda metade do século XIX.

Em 1935 começou um curto período de colonização com o povoamento rotativo de quatro pessoas do Havai no assentamento de Itascatown. Iniciaram-se projetos similares nas próximas Ilha Baker e Ilha Jarvis, mas estes foram interrompidos pela Segunda Guerra Mundial e as ilhas foram abandonadas.

A ilha Howland devia ser uma paragem para reabastecimento para a aviadora norte-americana Amelia Earhart e o seu tripulante Fred Noonan no seu voo ao redor do mundo em 1937. Saíram da ilha de Lae, Nova Guiné, mas nunca foram vistos de novo. Por este motivo a ilha Howland também é conhecida como "a ilha que Amelia Earheart nunca alcançou".

O persoal civil dos Estados Unidos evacuou a ilha em 1942 aquando dos ataques aéreos e navais dos japoneses na Segunda Guerra Mundial. Foi ocupada por pessoal militar dos Estados Unidos, mas estes abandonaram a ilha depois da guerra. O acesso do público é feito mediante autorização especial do "U.S. Fish and Wildlife Service" e geralmente está limitado a cientistas.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.