Ilha Olkhon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Малое море estreito junto da Ilha Olkhon

A ilha Olkhon (Ольхон, por vezes transliterado como Olchon) é uma ilha da Rússia, no Lago Baikal. É a quarta maior ilha em lagos do mundo e a maior no Baikal, no sudeste da Sibéria, e tem uma área de 730 km².

Geografia[editar | editar código-fonte]

Olkhon, no Baikal (53° 09′ N 107° 23′ E) é rica em achados arqueológicos. A costa leste é bordejada por falésias, e o ponto mais elevado (1.276 m de altitude) é o Monte Zhima, 818 m acima do nível da água do Lago Baikal. A ilha é suficientemente grande para ela própria ter os seus lagos, e apresenta uma mistura de taiga, estepe e um pequeno deserto. Um profundo estreito separa-a da margem continental.

A atual aparência resulta de milhões de anos de movimentos tectónicos, em que aprofundou o canal entre a margem continental e a ilha.[1]

População[editar | editar código-fonte]

Ilha Olkhon

A ilha tem atualmente menos de 1.500 habitantes, a maioria Buryats, o povo indígena local. [2]

Há vários povoados na ilha: Yalga, Malomorets, Khuzir, Kharantsi, e Ulan-Khushin. Khuzir é a capital administrativa de Olkhon, desde 1987, quando o governo da URSS decretou a proteção ambiental ao Lago Baikal. Khuzir tem 1.200 residentes.[3]

Economia[editar | editar código-fonte]

É habitada sobretudo por pescadores e agricultores. Começou a existir recentemente uma indústria turística com algum significado em Olkhon, onde se apreciam as paisagens calmas da taiga e estepe siberiana e a tranquilidade do Baikal.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Rocha xamanística em Olkhon, perto de Khuzir

Os Buryats indígenas acreditam que a ilha é um local espiritual, habitado por espíritos nas rochas. Olkhon é um dos centros sagrados para o xamanismo e considerada o centro da cultura Kurumchinskay dos séculos VI-X.

Referências e notas

  1. Olkhon Island.
  2. Greenpeace Russia
  3. Olkhon island. irkutsk.org. Página visitada em 2006-10-22.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ilha Olkhon