Ilha Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ilha Sul
Nova Zelândia - Ilha do Sul.png
Mapa da Ilha Sul.
43° 59′ S 170° 27′ E
Geografia física
País  Nova Zelândia
Localização Oceania
Ponto culminante Monte Cook - 3 754 m
Área 151 215  km²
Geografia humana
População 1 038 300 (2010)
Densidade 6,9 hab./km²
South Island 2007-12-07.jpg
Imagem de satélite da Ilha Sul.

A ilha Sul, ou Ilha do Sul, forma uma das duas maiores ilhas da Nova Zelândia.[1] . O nome Maori para a Ilha Sul é Te Wai Pounamu que significa "A Água da Pedra Verde" (a pedra verde refere-se a jade).

Tem uma área de 151.215 km², tornando-a a 12ª maior ilha do mundo. Junto com sua costa oeste corre a cadeia de montanhas dos Alpes do Sul; o Monte Cook é o ponto mais alto, com 3.754 m de altitude no topo.

No século XIX, a ilha Sul de hoje tinha o nome de Ilha do Meio, e a Ilha Sul na época refere-se à atual Ilha Stewart, da qual está separada pelo estreito de Foveaux.

Províncias históricas da ilha Sul[editar | editar código-fonte]

Cidades e vilas da ilha Sul[editar | editar código-fonte]

Destaques geográficos[editar | editar código-fonte]

Nomenclatura local[editar | editar código-fonte]

Os mapas e os não-neo-zeolandeses dizem "Ilha Sul"; mas os Kiwis genuínos chamam de "A Ilha Sul", com um artigo definitivo. (Em inglês The South Island). Os mapas, cabeçalhos e tabelas e expressões adjetivas usam "Ilha Sul"; em português esta observação não tem sentido já que para designar o nome da ilha já junta-se "em + a", formando "na", deixando a explicação seguinte sem sentido, mas é válida para a língua inglesa. "A Ilha Sul" é usado depois de uma preposição ou antes ou depois de um verbo, como em "minha mãe vive na Ilha Sul (my mother lives in the South Island)", "a Ilha Norte é menor do que a Ilha Sul (the North Island is smaller than the South Island)", ou em "Estou visitando a Ilha Sul (I'm visiting the South Island)".

Os habitantes da Ilha Norte (especialmente os habitantes de Auckland) costumam referir-se à Ilha Sul como se fosse apenas uma única cidade. Por exemplo, você pode ouvir de um evento que ocorreu na Ilha Sul sem ser mais específico sobre em que cidade o evento se passou. Por ser a maior ilha da Nova Zelândia, a Ilha Sul é muitas vezes chamada de "Mainland" (em tradução livre, terra principal ou "continente"). No entanto, as maiores cidades do país estão na Ilha Norte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências