Ilha Tiburón

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilha Tiburón
Mexico - Tiburón Island.PNG
Ilha Tiburón
28° 58′ N 112° 22′ W
Geografia física
País  México
Localização Golfo da Califórnia
Ponto culminante Cerro San Miguel, 1450 m
Área 1201  km²
Geografia humana
População 500 Seris (-)
Acima à direita, a Ilha Tiburón

A Ilha Tiburón (em espanhol: Isla Tiburón ou Isla del Tiburón[1] (Tahéjöc /taˡʔɛxʷk/ na língua seri)[2] é uma ilha situada no alto do Golfo da Califórnia muito perto da costa leste do mesmo. Tem uma extensão de 1208 km², sendo a maior ilha mexicana. Pertence ao estado de Sonora, especificamente ao município de Hermosillo, e situa-se aproximadamente à mesma latitude que Hermosillo. Está separada do continente por um estreito canal de somente três quilómetros de largura chamado Estreito do Infiernillo.

A ilha está desabitada, com excepção de uma instalação militar situada na zona oriental da ilha. É administrada como reserva ecológica pelo governo dos seris, em conjunto com o governo Federal. Em século anteriores, a ilha foi habitada por três grupos ("bandas") de seris: os Tahejöc comcaac, os heeno comcaac e os xiica Hast ano coii (em parte).[3]

A comunidade mais próxima é Punta Chueca (Socáaix na língua seri), de onde se pode chegar à ilha. Esta comunidade é habitada principalmente por pescadores e gente do povo seri.

Vista para a parte sul da ilha Tiburón
Vista para a ilha Tiburón e Punta Santa Rosa (It Iyat); o cerro grande Hast Cacöla é visível ao fundo

A fauna local é constituída por veados-mula (Odocoileus hemionus), carneiros-selvagens (Ovis canadensis), raposas e coiotes. O ponto mais alto da ilha localiza-se no cerro San Miguel, a 1450 m de altitude. A ilha é tida como propriedade dos seris, sendo a terra tradicional de alguns clãs ou grupos deste povo provavelmente desde há vários séculos. Em 1963 foi convertida em reserva natural e refúgio da fauna silvestre.

Tiburón foi a primeira ilha do Golfo da Califórnia protegida por decreto presidencial, seguida de perto por Rasa. O propósito geral de proteger esta ilha era criar um refúgio para os veados, resguardando-os da caça excessiva.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ilha Tiburón

Referências

  1. Segundo os mapas da Comisión de Estudios del Territorio Nacional (CETENAL).
  2. Mary B. Moser e Stephen A. Marlett (2005) Comcáac quih yaza quih hant ihíip hac: Dicionário seri-espanhol-inglês. (Hermosillo e México, D.F.: Universidade de Sonora e Plaza y Valdés Editores.) [1]
  3. Edward W. Moser (1963) Seri Bands. The Kiva 28.3:14–27. (Em espanhol:[2]. Actualizou-se a transcrição dos nomes segundo o dicionário novo.)