Ilha Vozrozhdeniya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem de satélite da Ilha Vozrozhdeniya

A ilha Vozrozhdeniya (em russo: Возрождения, significando Renascimento), era a principal das ilhas no interior do Mar de Aral. Com a descida do nível das águas do Mar de Aral, tornou-se uma península.

Instalações de armas biológicas[editar | editar código-fonte]

Em 1948, se construiu um laboratório secreto de armas biológicas soviético na ilha localizada no meio do mar de Aral,[1] , na ilha Vozrozhdeniya (Renascença), que agora é uma península, e é um território contestado entre o Cazaquistão e Uzbequistão. Os detalhes sobre a história, funções e status atual desses recursos não foram divulgados. A base foi abandonada em 1992 depois da desintegração do exército soviético.[1] [2] Várias expedições científicas demonstraram que o local era usado para a produção, análise e eliminação de armas biológicas.[3] [4] Estes foram limpados, graças a um projeto internacional conjunto para limpar os aterros, particularmente aqueles de Anthrax,[3] [4] , é possível que esta seja a origem do anthrax dos ataques com carbúnculo, em 2001.[3] [5]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Uzbequistão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. a b Judith Miller. Cold war leaves a deadly anthrax legacy (em inglês) phaster.com. Página visitada em 7-2-2008.
  2. CNN; Don Knapp. Anthrax 'time bomb' ticking in Aral Sea, researchers say (em inglês) cnn.com. Página visitada em 17-4-2008.
  3. a b c Global Securiy Newswire. Uzbekistan: U.S. Team Arrives on Vozrozhdeniya (em inglês) nti.org. Página visitada em 9-2-2008.
  4. a b Global Securiy Newswire. Kazakhstan: Experts Inspect Vozrozhdeniya (em inglês) nti.org. Página visitada em 9-2-2008.
  5. Fred Weir. From the cold war, lessons in combating anthrax (em inglês) csmonitor.com. Página visitada em 9-2-2008.