Ilha Yarok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yarok (Ярок)
Yarok (Ярок) está localizado em: Distrito Federal Oriental
Yarok (Ярок)
Localização da ilha Yarok
Coordenadas: 71° 32' N 137° 40' E

Localização nas ilhas da baía de Yana
Geografia física
País  Rússia
Localização Iacútia, mar de Laptev
Geografia humana
População 0

A ilha Yarok (em russo: Ярок)[1] é uma ilha desabitada no mar de Laptev, parte do oceano Ártico. A ilha situa-se frente à foz do rio Yana, a poucos quilómetros a leste.

Yarok é uma ilha grande e plana. Tem muitos pequenos lagos, pântanos e bancos de areia. O seu comprimento é de 38 km e a sua largura máxima de 26 km.

O delta do rio Yana, a zona costeira perto da qual a ilha se encontra, é uma zona de extensos sapais. Está sujeita ao severo clima do Ártico, com ventos frequentes e rajadas. Mais para norte, o mar na baía de Yana congela com espessas camadas de gelo durante cerca de oito meses do ano, de tal modo que Yarok se funde com o continente.

Administrativamente, Yarok pertence à República de Sakha (Iacútia) da Federação Russa.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1712 Yakov Permyakov e o seu companheiro de viagem Merkury Vagin foram os primeiros exploradores russos da região de quem há registo. Cruzaram a baía de Yana da foz do rio Yana até Bolshoy Lyakhovsky sobre o gelo e exploraram a então desconhecida ilha. Tanto Permyakov como Vagin foram assassinados no regresso da sua exploração por membros amotinados da expedição.

Em 1892–1894 o Barão Eduard Von Toll, acompanhado pelo líder da expedição Alexander von Bunge, efetuou levantamentos geológicos na região do delta do rio Yana para a Academia Imperial Russa de Ciências de São Petersburgo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.