Ilha da Pintada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Sede da Colônia de Pescadores Z5 na Ilha da Pintada

A Ilha da Pintada é uma das ilhas brasileiras integrantes do Parque Estadual Delta do Jacuí. Faz parte do bairro Arquipélago da cidade de Porto Alegre.

A maioria de sua população descende de imigrantes açorianos e de ex-escravos africanos, que deixaram traços na cultura local, tais como as lendas e nas crenças dos atuais ilhéus. Atualmente, a pesca artesanal já não é mais o principal meio de subsistência da ilha e a grande maioria da sua população trabalha e busca seus rendimentos no comércio e nos serviços oferecidos pela proximidade da capital.

O prato típico da Ilha da Pintada é o "pintado ensopado", peixe abundante e que provavelmente originou o nome da ilha. A tainha e a anchova tornaram-se as opções gastronômicas mais conhecidas, oferecidas em almoços e jantares comerciais pelo seu porte, pouca espinha e forma especial de colocação no espeto de taquara. O peixe inteiro é envolvido pelo espeto de bambu que lhe confere sabor especial, bem diferente de outras regiões que assam espetando o peixe como o churrasco tradicional. tainha na taquara.[1]

Um grupo de mulheres artesãs, batizado de Art'Escama, ganha a vida transformando escamas de peixes em verdadeiras obras de arte. Confeccionam brincos, anéis, broches e bijuterias em geral. Além disso, o material é aplicado em echarpes, chales, mantôs, camisetas e vestidos. O trabalho dessas artesãs não contribui apenas para aumentar a renda das famílias pobres envolvidas na atividade, mas constitui também um incentivo cultural.

A Ilha da Pintada se destaca por suas ruas arborizadas, com lindas árvores cobrindo sua entrada principal. É a ilha mais populosa do arquipélago e não apresenta espaço físico para crescimento populacional. A sua população, basicamente composta por nativos e descendentes, está limitada por rios e banhados que impedem o seu crescimento urbano.

Vista de Porto Alegre

Na colonia de Pescadores Z-5 existe atividade física para todos os moradores das Ilhas.Neste local o Mestre Giovani Máximo ministra aulas de Muay Thai,Arte Marcial Tailandesa,onde crianças,jovens e adultos treinam periodicamente.Além de dar aulas na Col. de Pescadores Z-5 o Mestre Giovani desenvolve um trabalho social junto a comunidade Pintadense.

Referências

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmae/default.php?p_secao=171

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ilha da Pintada
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.