Ilha de Araçatuba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A ilha de Nossa Senhora de Araçatuba, popularmente conhecida apenas como Ilha de Araçatuba ou Ilha da Fortaleza, localiza-se no extremo sul da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina, no estado de Santa Catarina, no Brasil. É uma pequena ilha próximo à ponta de Naufragados e à ponta dos Papagaios.

Encontra-se indicada no Decreto de criação da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, de 14 de setembro de 2000, como um dos pontos-limite da área. Abriga as ruínas da antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba.

Fortaleza de Araçatuba, uma das fortificações construídas por José da Silva Pais.

A Ponta dos Papagaios era, primitivamente, uma ilha: a Ilha Papagaios Grande, mas, devido ao assoreamento, ligou-se ao continente através de um istmo de areia. Junto a ela, está situada a ilha Papagaios Pequena, que é uma formação de coral.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo "araçatuba" tem origem tupi: significa "ajuntamento de araçás"[desambiguação necessária], pela junção dos termos arasá (araçá) e tyba (ajuntamento)[1].

Referências

  1. NAVARRO, E. A. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. p. 56.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.