Ilha Baltra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ilha de Baltra)
Ilha Baltra
Ilha Baltra
Ilha Baltra (dir.), ilha de Santa Cruz (esq.) e o canal de Itabaca
Ilha Baltra está localizado em: Galápagos
Ilha Baltra
Localização nas Ilhas Galápagos
Coordenadas: 0° 27' S 90° 16' O
Geografia física
País Equador
Localização Província de Galápagos
Arquipélago Galápagos
Ponto culminante 100 m
Área 27  km²
Geografia humana
População 0
Densidade 0  hab./km²

Ilhas Galápagos (imagem de satélite)

A ilha Baltra, conhecida também pelo nome de Seymour Sur, é uma ilha do arquipélago das Galápagos, no Equador.[1] É desabitada, tem 27 km2 e fica a norte da ilha de Santa Cruz, estando separada desta pelo canal de Itabaca, de menos de 200 metros de largura.

Apesar de desabitada, Baltra é o local do principal aeroporto do arquipélago, o Aeroporto Seymour. Foi construído durante a Segunda Guerra Mundial pela Marinha dos Estados Unidos para "patrulhar" a área central do Pacífico Oriental e aproximar-se das rotas para o Canal do Panamá. Nesta ilha, as iguanas terrestres foram reintroduzidas após a retirada da população desta espécie por razões de segurança de voo durante a estada militar dos EUA; as instalações foram entregues ao governo do Equador, no final das hostilidades entre os Estados Unidos e o Império do Japão. Vários grupos de ruínas das antigas instalações da base americana podem ser observados durante a descolagem (ou aterragem). O aeroporto civil usa a pista norte-sul, enquanto a pista leste-oeste está fora de uso. Durante o período de operações de voo existem serviços de transporte para o cais no Canal de Itabaca e o cais na Baía a sudoeste da ilha.

Há dezenas de pontos para surf, mergulho ou snorkeling e também mergulho SCUBA com a autorização prévia da Marinha do Equador. Há um segundo aeroporto fora de serviço que remonta à Segunda Guerra Mundial.

Referências

  1. «Baltra Island». Galapagos Conservancy. Consultado em 11 de janeiro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Equador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.