Ilha de Madre de Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilha Madre de Deus
Geografia física
País  Brasil
Madre de Deus, Bahia Bahia
Localização Baía de Todos os Santos

A Ilha Madre de Deus é uma ilha do município de Madre de Deus, na Baía, no Brasil.[1][2] Situa-se a 63 quilômetros da capital do estado, Salvador.[1] Divide-se nos bairros do Centro, Suape, Cação, Marezinha, Mirim, Alto do Paraíso, Apicum, Nova Madre de Deus e Quitéria.

É um local muito procurado para banho de mar devido às suas águas límpidas, transparentes e calmas, podendo desfrutar de uma bela vista de Salvador e da Baía de Todos os Santos. Encontra-se ligada ao continente por uma ponte.

História[editar | editar código-fonte]

Antes da colonização feita pelos jesuítas portugueses, esta ilha era chamada pelos ameríndios da região de Cururupebas,[1] termo tupi que significa "sapo achatado", através da junção dos termos kururu ("sapo") e peb ("achatado").[3] Em 1584, foi arrendada a lavradores,[1] o que favoreceu o seu desenvolvimento, recebendo o nome de Ilha de Madre de Deus do Boqueirão,[1] dado pelos jesuítas.

Referências

  1. a b c d e Jornal da Mídia (8 de junho de 2006). «Madre de Deus completa 17 anos de emancipação». Consultado em 23 de janeiro de 2009 
  2. SANTANA, Cassio (29 de novembro de 2005). «Chegada da Petrobrás em Madre de Deus». Consultado em 23 de janeiro de 2009 
  3. [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.