Ilha de Sálvora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização da ilha de Sálvora.

A Ilha de Sálvora está situada na boca da Ria de Arousa. Pertence á paroquia de Aguiño, no concelho de Ribeira. Junto com os ilhotes Vionta, Herbosa e Noro e as Sagres forma o arquipélago de Sálvora, integrado junto com os de Cíes, Ons e Cortegada no Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza no ano 2002.

Ilha de Sálvora

Durante anos esteve povoada e teve atividade agrícola, pecuária e pesqueira, mas está quase deserta desde 1972. Na ilha, de titularidade privada, encontram-se, amais da aldeia, oito celeiros, um lavadouro e a fonte da Telheira ou de Santa Catalina, um armazém de finais do século XVIII ampliado para 1963 com duas torres com ar de Pazo, uma antiga taberna reconvertida em Capela, um Farol, um Cais, um Cruzeiro, dous Moinhos e a estatua duma Sereia. A parte do interior da ria conta com areais frequentados por mergulhadores desportivos.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Fernández de la Cigoña, Estanislao (1991). Illas de Galicia. Cíes, Ons, Sálvora, Tambo, San Simón e Cortegada. Estanislao Fernández de la Cigoña Núñez. Vigo. Edicións Xerais de Galicia. [S.l.: s.n.] ISBN 84-7507-582-7 
  • Xosé María Fernández Pazos (1998). Sálvora: memoria dun naufraxio. [S.l.: s.n.] 


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Galiza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.