Ilha de São Cristóvão (São Cristóvão e Nevis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
São Cristóvão (Saint Kitts) é uma das duas principais ilhas de São Cristóvão e Nevis

São Cristóvão (em inglês: Saint Kitts ou Saint Christopher) é a maior ilha do Estado de São Cristóvão e Nevis nas Caraíbas (Caribe).

Está situada a 17°15' N, 62°40' W, a cerca de 2 100 km a sudeste de Miami, Flórida (Estados Unidos). Possui uma área de cerca de 168 km², 29 km de comprimento e 8 km de largura.

A ilha tem uma população de mais de 45 000 habitantes, a maioria descendentes de escravos africanos libertos. A língua principal é o inglês, e a taxa de alfabetização é de cerca de 98%. Os residentes chamam a si próprios "kittitians" (o que poderá ser adaptado para português como kititianos).

A maior cidade da ilha é a capital da nação: o porto de Basseterre.

Durante a última era glaciar, quando o nível do mar era cerca de 60 m mais baixo, Saint Kitts formava uma única ilha com as actuais ilhas vizinhas de Nevis (a outra ilha componente do estado de São Cristóvão e Nevis), Saint Eustatius e Saba. Hoje, Saint Kitts situa-se a cerca de 10 km a sueste de Saint Eustatius e a 3 km a noroeste de Nevis. Possui três grupos diferentes de picos vulcânicos: a Cordilheira Noroeste, ou do Monte Misery, a Central ou Verchilds, e a Sueste ou Olivees. O pico mais elevado é o Monte Liamuiga, anteriormente conhecido como Monte Misery (em português: Monte da Infelicidade), um vulcão adormecido com cerca de 1 156 m de altitude máxima.