Ilha de São Domingos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Domingos
Caribbean - Hispaniola.PNG
Geografia física
País República Dominicana e Haiti
Localização Mar das Caraíbas
Ponto culminante Pico Duarte, 3098 m
Área 76 000  km²
Perímetro 3059  km
Geografia humana
População 18 466 497 (2005)
Densidade 241,5 hab./km²

Ilha de São Domingos, de Haiti, Hispaniola ou Espanhola1 (Santo Domingo ou La Española, em espanhol) é uma das maiores ilhas das Antilhas, localizada no mar das Caraíbas a sudeste de Cuba e oeste de Porto Rico.

São Domingos é a segunda maior ilha do Caribe depois de Cuba, com uma superfície de cerca de 76 000 km², comprimento de 650 km e largura máxima de 241 km. Politicamente, divide-se entre dois países: a República Dominicana, a leste, e o Haiti, que ocupa o terço ocidental da ilha. A ilha está separada de Cuba pelo canal de Barlavento e da Jamaica pelo canal da Jamaica.

Os nomes "São Domingos" e "Espanhola" (Saint Domingue e La Española, respectivamente) foram dados pelos franceses e pelos espanhóis ao descobrirem e colonizarem a ilha. Em 1493, Cristóvão Colombo ali estabeleceu a primeira colônia da América, La Navidad, onde ficava a Fortaleza de La Navidad.

Dados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O DOELP de J. P. Machado registra as alternativas São Domingos e Espanhola para a ilha. O Dicionário Houaiss registra apenas a forma São Domingos. Por sua vez, o Dicionário Enciclopédico Lello Universal regista a forma Haiti para a ilha.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.