Ilha de Skye

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Old Man of Storr, Skye
A ilha de Skye vista do espaço
A ponte de Skye

A Ilha de Skye, habitualmente conhecida simplesmente pelo nome de Skye, é a maior e a mais setentrional das ilhas do arquipélago das Hébridas, na Escócia.

Seu nome vem do norueguês antigo Skið = "ski", uma alteração da palavra picta original que, nas fontes romanas, era mencionada como Scitis (Cosmografia de Ravenna) e Scetis (no mapa de Ptolomeu).

Certas lendas associam a ilha à figura lendária de Scáthach.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Com seus 1700 km², Skye é a segunda maior ilha da Escócia, depois de Lewis e Harris, que formam na verdade uma só ilha. Ela possui um dos relevos mais escarpados da Escócia, com o Cuillin, bem como um rico patrimônio de castelos e monumentos antigos.

A parte sul da ilha é constituída de uma série de penínsulas, englobando Sleat, Strathaird, Minginish e Duirinish, assim como Waternish e Trotternish ao noroeste.

Skye é circundada por outras pequenas ilhas, entre as quais Raasay, Scalpay e Soay.

Características[editar | editar código-fonte]

A ilha caracteriza-se por uma paisagem agreste, com muito pouca vegetação comparativamente à Escócia continental. A população da ilha não é muito numerosa, vivendo pela maior parte da criação de gado.

História[editar | editar código-fonte]

Skye possui sítios mostrando traços de caçadores desde o Mesolítico, como o de An Corran.

A ilha sofreu da fome e do seu isolamento até o final do século XVIII, levando a uma população reduzida a menos de 10 000 habitantes no censo de 1991. Em 2001, a população residente era de 8 748 habitantes.

Acesso[editar | editar código-fonte]

A ilha está ligada ao resto do país pela ponte de Skye, bem como pelas linhas de ferries a partir de Armadale até Mallaig, e de Kylerhea a Glenelg.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ilha de Skye


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.