Ilha de Vera Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilha de Vera Cruz
Ilha de Vera Cruz

Colônia de Portugal

Map of indigenous peoples of Brazil (16th C.).jpg
1500 OrderOfCristCross.svg

Bandeira de Ilha de Vera Cruz

Bandeira

Continente América do Sul
Capital Salvador
Língua oficial Português
Religião Catolicismo
Governo Monarquia absoluta
História
 • 1500 Fundação
 • 1500 Dissolução
Moeda Réis

Ilha de Vera Cruz ou Terra de Vera Cruz (Terra da Verdadeira Cruz ou Terra da Santa Cruz) foi o primeiro nome dado pelos descobridores portugueses ao Novo Mundo, que atualmente corresponde a parte do Nordeste da costa brasileira, relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha.[1] Onde se localizava o Monte Pascoal, a primeira porção de terra da América vista pelos lusitanos, também segundo a Carta:[1]

Bandeira da Ordem de Cristo, muito utilizada pelos navegadores portugueses na época do descobrimento do Brasil.
Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal (monte da Páscoa) e à terra A Terra de Vera Cruz!

Além do relato do "descobrimento", Pero Vaz de Caminha data o dia 1º de Maio de sua carta já com a localização da Ilha de Vera Cruz:[1]

Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500.

As limitações da cartografia da época indicavam que, o território correspondente hoje ao Brasil, era uma grande ilha no caminho para as ilhas Molucas, na Oceânia, e para as Índias Orientais, o grande objetivo das Navegações Portuguesas. A posse da, até então, Ilha de Vera Cruz era uma forma de assegurar e auxiliar as futuras navegações, devido a grande concorrência espanhola.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Wikisource - Carta a El Rei D. Manuel
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.