Ilha do Bom Jesus dos Passos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilha do Bom Jesus dos Passos
Geografia física
País  Brasil
Salvador,  Bahia
Localização Baía de Todos-os-Santos, Oceano Atlântico

A Ilha do Bom Jesus dos Passos é uma ilha situada na Bahia, mais especificamente na Baía de Todos-os-Santos. Parte do município de Salvador, a ilha é destacada por sua forte religiosidade e por seus costumes variados, Senhor dos Passos Com cerca de três mil habitantes[carece de fontes?], a Ilha de Bom Jesus dos Passos se prepara para sua grande festa em louvor ao Padroeiro do mesmo nome, que ocorrerá em janeiro/2013. Completando 250 anos, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos é uma obra de escultura.


Sendo uma das menores entre as ilhas da baía, a sua população, originalmente formada por descendentes de portugueses, hoje vive da pequena agricultura familiar, da pesca (peixes e mariscos) e muitos, devido à proximidade, vão trabalhar nas cidades de Madre de Deus e de Candeias.

Em meio a manguezais e floresta densa, a ilha de Bom Jesus desenha um belo cenário tendo, ao fundo, a Igreja de Bom Jesus dos Passos. O mar, de um vasto azul e águas calmas, é ideal para pesca e para a prática de esportes náuticos. Pontinha e Ponta do Padre são as praias mais procuradas para banho. A ilha também dispõe de uma ampla área para camping,

História[editar | editar código-fonte]

Ilha de Bom Jesus dos Passos (antes chamada Pataíba Assú ou madeira da palmeira pati) é uma das citadas por Gabriel Soares e pertenceu em 1613 a Antônio Costa. Era habitada por índios tupinambás e recebeu seu nome atual em 1776, quando o Dr. André de Carvalho construiu a igreja. Esta foi alvo de ataques de holandeses em 1624, tendo muitos destes lá se estabelecido.Hoje a ilha tem cerca de 5 mil habitantes[carece de fontes?], esta localizada a cerca de 62 km de Salvador.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.