Ilha do Bugio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilha do Bugio
Ilha do Bugio está localizado em: Madeira
Ilha do Bugio
32° 25' 27" N 16° 29' 02" O
Ilha do Bugio location map.svg
Localização da ilha do Bugio, nas Ilhas Selvagens
Geografia física
País  Portugal
Localização Ilhas Desertas
Arquipélago  Madeira
Ponto culminante 411 m
Ilhas Desertas, el aero.JPG
As ilhas Desertas, sendo o Bugio a ilha à esquerda.

A ilha do Bugio é a ilha mais a sul das Ilhas Desertas, parte integrante da Região Autónoma da Madeira, Portugal. Nesta ilha, tal como nas outras duas que compõem as Desertas, existe uma proporção de animais e plantas únicos, razão pela qual se encontra na primeira linha das prioridades do Governo regional a preservação deste valioso Património Natural.

A sua altitude máxima é de 411 m.

Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

É reconhecido a nível europeu como Sítio de Interesse Comunitário e Zona de Protecção Especial, integradas na Rede Natura 2000, dado haver nesta e nas outras ilhas das Desertas uma alta proporção de fauna e flora únicas no mundo, existindo, assim, na ilha vários tipos de importantes habitats terrestres e marinhos da Macaronésia.

Freira-do-bugio[editar | editar código-fonte]

Nesta ilha ocorre a nidificação da freira-do-bugio (Pterodroma feaeuma), uma ave endémica desta ilha.[1] Esta espécie está classificada a nível europeu como vulnerável, como tal, para a conservação desta ave endémica, foi criado o "Projecto: SOS - Freira-do-bugio"

Coordenado pelo Parque Natural da Madeira, o "Projecto SOS - Freira-do-bugio" conta com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) para um trabalho de restauração do ecossistema desta pequena ilha. A freira-do-bugio visita a ilha durante os meses de nidificação, onde constrói os ninhos no solo do planalto sul da ilha, porém a erosão do planalto e a ocupação dos ninhos por outras aves constituem problemas que os investigadores tentam combater.

Cquote1.svg O projecto é de extrema relevância uma vez que, a longo prazo, estas pressões levariam ao desaparecimento da espécie e neste momento ainda é possível reverter a actual situação. Cquote2.svg
SPEA (10-07-2009), "Projecto SOS - Freira-do-bugio"[2]

Referências

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Região Autónoma da Madeira, integrado no Projecto Madeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.