Ilhas Diego Ramírez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mapa das ilhas Diego Ramírez, o o ilhéu Águila no extremo sul

As Ilhas Diego Ramírez (em espanhol: Islas Diego Ramírez) são um pequeno grupo de ilhas localizadas no extremo sul do Chile, cerca de 100 km a sudoeste do Cabo Horn.

Sua área é de pouco mais de 1 km quadrado. As ilhas pertencem à comuna de Cabo de Hornos, na província de Antártica Chilena e região de Magalhães e Antártica. Elas são divididas em um grupo menor, ao norte, com seis ilhotas, e um grupo maior ao sul, separadas por uma passagem de 3 km de largura. As ilhas contêm o ponto mais meridional do continente sul-americano (incluindo ilhas), um título muitas vezes erroneamente atribuído ao Cabo Horn. O ilhéu Águila é a porção de terra mais meridional do grupo e está situada a 56° 32'9 "S.

Elas foram vistas pela primeira vez em 12 de fevereiro de 1619 por Gonzalo García de Nodal e Bartolomé García de Nodal, e nomeada pelo cosmógrafo da expedição, Diego Ramírez de Arellano. As ilhas foram citadas como a massa de terra mais meridional a partir dessa época, e mantiveram tal honra por 156 anos, até à descoberta das ilhas Sandwich do Sul em 1775.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Chile é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.