Ilhas Galite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ilhas Galite
جالطة
Geografia física
País  Tunísia
Localização Mar Mediterrâneo
Ponto culminante 391 m
Área 8,08  km²
La Galite.png
Imagem de satélite de La Galite

As Ilhas Galite ou La Galite (em árabe: جالطة, em francês: La Galite) formam um arquipélago rochoso de origem vulcânica situado a norte da Tunísia, no Mar Mediterrâneo. São igualmente o arquipélago e ponto mais setentrional da Tunísia, e também de todo o continente africano.

Ficam 38 km a noroeste do cabo Serrat, o ponto mais próximo da costa tunisina, do qual estão separadas pelo canal de Galite. Distam ainda 65 km a nordeste da cidade de Tabarka e 150 km a sul do cabo Spartivento (no sul da Sardenha).

A principal ilha (La Galite) tem 5,4 km de comprimento este-oeste, e 2,9 km de largura máxima. A área do arquipélago é de pouco mais de 8 km², a maior parte correspondendo à ilha maior, que tem penhascos de 200 m e só é acessível do lado sul, na baía Escueil de Pasque. Algumas famílias de pescadores habitam a ilha. O ponto mais alto tem 391 m e chama-se Bout de Somme (Grand Sommet).

Habib Bourguiba esteve exilado pelas autoridades francesas num forte abandonado em La Galite, entre 1952 e 1954.


La Galite em 1900


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.