Ilhas Mentawai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do Arquipélago de Mentawai
Lokasi Sumatera Barat Kabupaten Kepulauan Mentawai.svg

As ilhas Mentawai são um grupo de 70 ilhas do Oceano Índico, situadas aproximadamente a 150 km da costa oeste de Samatra, na Indonésia. O estreito que as separa de Samatra é o estreito de Mentawai. Faz parte da província de Sumatra Ocidental, da qual constitui um kabupaten (departamento), criado em 1999 a partir do que era um kecamatan (distrito).

Siberut, com 4,030 km², é a maior das ilhas. As outras ilhas importantes são Sipura, Pagai Utara e Pagai Selatan.

População[editar | editar código-fonte]

Os habitantes indígenas das ilhas são os Mentawai, com perto de 30.000 indivíduos, para uma população total de 63.732 habitantes no arquipélago (2000), com a seguinte distribuição por distritos:

  • Siberut do Norte: 15.161
  • Siberut do Sul: 14.757
  • Sipora: 12.840
  • Pagai: 20.974

Assim, actualmente, os habitantes das ilhas podem dividir-se em indígenas e imigrantes. Todos eles falam dialectos variantes da língua indígena das ilhas Mentawai, muitos falam a língua nacional indonésia e uma minoria a língua língua Minangkabau. Os imigrantes incluem gente de Sumatra Setentrional (Batak), Sumatra Ocidental (Minangkabau) que representem a maioria da população não indígena, e javaneses, junto com representantes com mais ou menos peso da maioria dos outros grupos étnicos da Indonésia, tal como europeus o americanos que aí residem por actividade profissional (missionários, investigadores, pessoal de ajuda humanitária).