Ilhas Picton, Lennox e Nueva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa das ilhas
Mapa do arquipélago ao sul da Terra do Fogo, onde se localizam as ilhas na zona oriental.

As ilhas Picton, Lennox e Nueva, também conhecidas como Ilhas do Beagle, são três ilhas chilenas situadas a este da ilha Navarino, no extremo oriental do Canal Beagle e no Mar da Zona Austral. Pertencem administrativamente à comuna de Cabo de Hornos, Província da Antártica Chilena, Antártica Chilena.

As ilhas têm a seguinte área:

  • Ilha Lennox: 171,5 km²
  • Ilha Nueva: 120 km²
  • Ilha Picton: 105 km²

História[editar | editar código-fonte]

São praticamente desabitadas e pequenas, mas sua posição estratégica entre o Canal Beagle e o Oceano Pacífico e Oceano Atlântico, confere-lhes uma ampla projecção marítima. Têm grande riqueza em hidrocarbonetos.

Em 1977, um laudo arbitral solicitado pelo Chile e pela Argentina, a cargo de Isabel II de Inglaterra e que ratificava a possessão chilena das ilhas, foi declarado pela Argentina "insubsanablemente nulo", o que descambou numa corrida ao armamento, conhecida como Conflito de Beagle, entre ambos países sul-americanos e que quase desemboca numa guerra em 22 de Dezembro de 1978, que foi detida por una tempestade e por mediação do Papa João Paulo II, representado pelo cardeal Antonio Samoré. Finalmente, depois do retorno à democracia e da aprovação num plebiscito na Argentina sobre a proposta papal, ambos os países assinaram um tratado de paz e amizade em 1984 no qual o estado pratense renunciava definitivamente a qualquer reclamação sobre as ilhas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]