Ilhas Solovetsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Ilhas Solovetsky (Солове́цкие острова́, Соловки́)
White Sea map ru.png
As Solvetsky no golfo de Onega
Geografia física
País  Rússia
Localização Mar Branco (golfo de Onega)
Área 347  km²
Geografia humana
População 900 (2007)
Densidade 2,6  hab./km²
Solovki3.JPG
Solovetsky
Pix.gif Conjunto Histórico, Cultural e Natural das Ilhas Solovetsky *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Vladimir Putin 20 August 2001-1.jpg
Vista do conjunto
País Rússia
Critérios C (iv)
Referência 632
Coordenadas 65° 5′ N 35° 40′ E
Histórico de inscrição
Inscrição 1992  (16ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

As ilhas Solovetsky (em russo: Солове́цкие острова́, Соловки́) são um arquipélago no golfo de Onega, mar Branco, norte da Rússia, que integram o óblast de Arcangel como distrito de Solovetsky. As ilhas dispõem de um aeroporto, o aeroporto de Solovki. A área total é de 347 km² e a população era de 968 (em 2002), um decréscimo face ao censo soviético de 1989, quando era 1317 habitantes. O arquipélago das Solovetsky tem sido habitado desde o século V a.C. e podem-se encontrar restos de habitações humanas que remontam ao V milénio a.C.. Foi um lugar de grande atividade monástica desde o século XV, com várias igrejas que datam dos séculos XVI a XIX.[1] «O conjunto histórico e cultural das ilhas Solovetsky» foi declarado património da Humanidade pela UNESCO en 1992.

Este arquipélago é formado por seis ilhas conhecidas em conjunto como Solovki:

As ilhas separam a baía de Onega do mar Branco. A terra continental mais próxima é a península de Onega.

As costas são rochosas, e formadas por granitos e gnaisse. O relevo é algo irregular, mas sem grandes declives - o ponto mais elevado tem 107 m. Grande parte da área das ilhas está coberta por pinheiro-da-escócia e espruce-da-Noruega, e há muitos lagos unidos por canais construídos pelos monges que habitavam as ilhas.

Mosteiro[editar | editar código-fonte]

Historicamente as ilhas foram o local do famoso Mosteiro de Solovetsky, da Igreja Ortodoxa Russa. Foi fundado no segundo quartel do século XV por dois monges do mosteiro de Kirillo-Belozersky. no final do século XVI, a abadia era já um dos mais ricos proprietários de terras e um dos mais influentes centros religiosos na Rússia.

A fortaleza existente e as suas maiores igrejas foram erguidos em pedra durante o início do reinado de Ivan, o Terrível sob influência do Metropolita Filipe. Em pleno cisma da Igreja Russa, os monges expulsaram os representantes do czar de Solovki, precipitando um cerco de oito anos às ilhas pelas forças do czar Aleixo I.

"Bombardeamento do mosteiro de Solovetsky pela Royal Navy na Guerra da Crimeia". Trata-se de um lubok (gravura popular) de 1868.

Ao longo do período imperial da história russa, o mosteiro foi famoso como praça-forte que repelia ataques estrangeiros durante a Guerra da Livónia (século XVI), o Tempo de Dificuldades (século XVII), a Guerra da Crimeia (século XIX), e a Guerra Civil Russa (século XX).

Campo de trabalhos[editar | editar código-fonte]

Após a Revolução de Outubro, as ilhas tiveram notoriedade como local do primeiro campo de prisioneiros soviético (gulag). Inaugurado em 1921, quando Vladimir Lenin era ainda o líder da Rússia Soviética, o campo duraria até 1939, às portas da Segunda Guerra Mundial. No início da guerra, havia um campo de treino naval para a Frota do Norte.

Em 1974, as ilhas Solovetsky foram convertidas em museu histórico e arquitetónico, além de reserva natural da União Soviética. Em 1992, foram inscritas como Património Mundial "como extraordinário exemplo de uma povoação monástica em ambiente inóspito do norte da Europa, e que admiravelmente ilustra a fé, tenacidade e iniciatuva das comunidades religiosas medievais tardias".[2] Hoje, as Solovki são vistas como uma atração turística do Norte Russo.

Imagem: Conjunto Histórico, Cultural e Natural das Ilhas Solovetsky O arquipélago das Ilhas Solovetsky inclui o sítio Conjunto Histórico, Cultural e Natural das Ilhas Solovetsky, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Segundo a página web da UNESCO.
  2. Cultural and Historic Ensemble of the Solovetsky Islands UNESCO World Heritage Centre. Página visitada em 10 August 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ilhas Solovetsky