Ilhas Virgens Americanas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
United States Virgin Islands
Ilhas Virgens dos Estados Unidos
Bandeira
Brasão de armas
Bandeira Selo
Lema: United in Pride and Hope
(Inglês: "Unidas no Orgulho e na Esperança")
Hino nacional: Marcha das Ilhas Virgens
Gentílico: Virginense

Localização  Ilhas Virgens dos Estados Unidos

Localização
Capital Charlotte Amalie
Cidade mais populosa Charlotte Amalie
Língua oficial Inglês
Governo Território organizado, sem personalidade jurídica, dos Estados Unidos
 - Presidente Barack Obama
 - Governador John de Jongh
 - Vice-governador Gregory R. Francis
História  
História
Tratado das Índias Ocidentais Dinamarquesas
31 de Março de 1917
 - Revisão da Lei Orgânica 22 de Julho de 1954 
Área  
 - Total 346,36 km² (202.º)
 - Água (%) 1,0
População  
 - Estimativa de 2007 108 448 hab. (191.º)
 - Censo 2000 108 612 hab. 
 - Urbana  (n/a.º)
 - Densidade 354 hab./km² (34.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2004
 - Total US$ 1 577 000 000 de dólares (193.º)
 - Per capita US$ 14,500 (87.º)
Moeda Dólar dos Estados Unidos (USD)
Fuso horário UTC-4 (UTC-4)
 - Verão (DST) UTC-4 (UTC-4)
Cód. ISO US-VI
Cód. Internet .vi e .us
Cód. telef. +1
Website governamental http://www.vi.gov/

As Ilhas Virgens Americanas (oficialmente Ilhas Virgens dos Estados Unidos; em inglês: United States Virgin Islands) são dependências norte-americanas nas Caraíbas que compreendem a metade ocidental das ilhas Virgens e a ilha de Santa Cruz, a sul.

História[editar | editar código-fonte]

Ao custo de 25 000 000 de dólares norte-americanos, foram adquiridas pelos Estados Unidos à Dinamarca em 1917. Os Estados Unidos as consideravam estratégicas para a protecção do canal do Panamá.

Mapa das ilhas

Política[editar | editar código-fonte]

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Geografia[editar | editar código-fonte]

As ilhas Virgens Americanas ocupam a parte ocidental das Ilhas Virgens, a leste de Porto Rico. O território inclui três ilhas principais - São Tomás, São João e Santa Cruz - e cerca de cinquenta ilhotas desabitadas. O relevo de origem vulcânica é abrupto. O clima é tropical, mas chuvas irregulares tornam a agricultura difícil. Cultivam-se frutas e legumes em pequenas quantidades em Santa Cruz e em São Tomás.

Economia[editar | editar código-fonte]

O turismo é a principal atividade econômica. As ilhas normalmente hospedão 2 milhões de visitantes por ano, muitos dos quais visitam em navios de cruzeiro.

O setor industrial é composto por destilação,principalmente rum. O setor agrícola é pequeno, com a maioria dos alimentos sendo importado. Negócios internacionais e serviços financeiros são um componente pequeno, mas crescente da economia. A maior parte da energia também é gerada a partir do petróleo importado, levando a custos de eletricidade quatro a cinco vezes mais elevados do que o continente norte-americano. Água e Serviços de Energia também usam energia importada para operar suas instalações de dessalinização para fornecer água fresca.

Até fevereiro de 2012, a planta Hovensa localizado em St. Croix era uma das maiores refinarias de petróleo do mundo e contribuiu com cerca de 20% do PIB do território. Desde então, foi em grande parte desligado e agora está operando como não mais do que uma instalação de armazenamento de petróleo, provocando uma crise econômica local.

As Ilhas Virgens Americanas estão localizados na zona Hora Padrão do Atlântico e não participam do horário de verão. Quando o território dos Estados Unidos está na Hora Padrão, Ilhas Virgens dos EUA estão uma hora antes do horário da costa leste. Quando o território dos Estados Unidos está em horário de verão, Eastern Daylight Time é o mesmo que Atlantic Standard Time.

Para atrair mais empresas com foco em tecnologia e expandir esse segmento da economia, o governo fundou e lançou Universidade das Ilhas Virgens Research and Technology Park, em conjunto com empresas privadas e da Universidade das Ilhas Virgens.

As Ilhas Virgens são um território aduaneiro independente do território dos Estados Unidos e opera em grande parte como um porto livre. Cidadãos norte-americanos, portanto, não tem que passar pela alfândega ao chegar nas Ilhas Virgens dos EUA, mas fazer quando viajar para o continente. Os moradores locais não estão sujeitos a US impostos federais sobre Ilhas Virgens dos EUA rendimentos de origem; pagam impostos para o território igual ao que os seus impostos federais seria se eles viviam em um estado.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A maioria da população anglófona é de origem africana, mas há uma importante minoria de porto-riquenhos hispanófonos. De 35 a quarenta por cento dos habitantes são originários de outras ilhas do Caribe e cerca de dez por cento são norte-americanos.

Religião: protestante e católica

Idiomas: inglês (oficial), castelhano e crioulo

Cultura[editar | editar código-fonte]

Baía Tronco, na ilha de São João (Saint John)

Esportes[editar | editar código-fonte]

As Ilhas Virgens Americanas sempre demostrou fragilidade nas competições esportivas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ilhas Virgens Americanas