Ilhas do Instituto Ártico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilhas do Instituto Ártico
Острова Арктического института
Ilhas do Instituto ÁrticoОстрова Арктического института está localizado em: Rússia
Ilhas do Instituto Ártico
Острова Арктического института
75° 32' N 82° 5' E
Kara seaAI.PNG
Localização
Geografia física
Localização Mar de Kara
Geografia humana
População 0
Mapa das ilhas

As ilhas do Instituto Ártico (em russo: Острова Арктического института, Ostrova Arkticheskogo Instituta) formam um compacto arquipélago de estreitas ilhas coberto com vegetação do tipo tundra. As ilhas estão situadas no mar de Kara, a 173 km a norte da costa da Sibéria e a apenas 45 km a sul das ilhas mais próximas do grupo, as ilhas Izvesti Tsik. O arquipélago pertence ao krai de Krasnoyarsk, divisão administrativa da Federação Russa e faz parte da Grande Reserva Natural do Ártico, a reserva natural russa de maior extensão, e é desabitado.

A distância entre os extremos norte e sul do arquipélago é de 49,5 km e a largura máxima é de 21 km de este a oeste. A ilha principal é Bolshoy (Grande). O mar mar que rodeia as ilhas do Instituto Ártico está coberto de gelo no inverno e o clima é severo. Há numerosos icebergues - mesmo no verão.

As ilhas do Instituto Ártico foram assim chamadas em homenagem ao Instituto Ártico da União Soviética. A ilha mais a sul, a ilha Sidorova tem o nome do proprietário de uma mina de ouro da Sibéria, Mikhail K. Sidorov (1823-87), que desenvolveu uma proposta par ao comércio ao longo da rota marítima do Norte.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências