Ilulissat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do município de Ilulissat na Groenlândia

Ilulissat (com uma população 4546 habitantes) é a terceira maior povoação da Groenlândia e também a sede do município de Qaasuitsup. Localiza-se em 69° 13' N 51° 06' O, sensivelmente a meio da da costa ocidental e a cerca de 200 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico.

Illulisat é também bastante conhecida pelo seu nome dinamarquês Jakobshavn ("O porto de Jacob"). Traduzindo directamente do Groenlandês, Illulisat significa a montanha de gelo.

É o destino mais popular da Gronelândia devido à sua proximidade do fiorde de gelo de Ilulissat. O turismo é a indústria principal da cidade.

Foi o local de nascimento do explorador polar aclamado Knud Rasmussen e a sua casa no centro da cidade é hoje um museu a si dedicado.

Vista panorâmica de Ilulissat em setembro

História[editar | editar código-fonte]

Ilulissat

Têm existido povoações inuítas nesta área pelo menos há 3000 anos. A povoação abandonada de Sermermiut, dois quilómetros a sul da cidade, foi, no passado, uma das maiores povoações da Gronelândia, com cerca de 250 habitantes. A cidade moderna foi fundada pelo missionário dinamarquês Paul Egede para o comerciante Jakob Severin, que abrira uma cabana de comércio na zona.

População[editar | editar código-fonte]

Nas 2 últimas décadas, a população de Ilulissat aumentou bastante tendo em 2010, 4546 habitantes. É a 3ª maior cidade da Gronelândia e a maior de Qaasuitsup.

Ilulissat population dynamics
A população de Ilulissat nas 2 últimas décadas . Fonte:Estatísticas da Gronelândia

Desporto[editar | editar código-fonte]

A cidade é o lar de Nagdlunguaq-48 que jogam na Coca Cola GM , da Gronelândia top de futebol da liga. Nagdlunguaq-48, que jogam todos os seus jogos de campeonato em Nuuk, ganharam o campeonato dez vezes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ilulissat

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Imagem: fiorde de gelo de Ilulissat Ilulissat inclui o sítio fiorde de gelo de Ilulissat, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Gronelândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.